Nesta quarta-feira, 26 de março, às 20h, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas exibe o documentário “Hercule e a Princesa”, com direção de Denise Monson.
O documentário traz a história do processo fotográfico descoberto por Florence na então Vila de São Carlos, antigo nome da cidade de Campinas, na primeira metade do século XIX, ao mesmo tempo em que ocorriam importantes experiências na Europa, e retrata, paralelamente às descobertas e os avanços fotográficos, um pouco da vida de Hercule Florence, que nasceu na França, mas viveu parte de sua vida e morreu em Campinas.
Desenhista, pintor, fotógrafo e litógrafo, ele acompanhou a Expedição Langsdorff, documentando com seus desenhos a natureza e os habitantes enquanto atravessava os rios brasileiros. A saga de barco começou em Porto Feliz em 1825, e só terminou em Belém, no Pará, em 1819.
Homem de múltiplos talentos, reflexo da modernidade, Hercule deixou diversas criações, mas continua, em grande medida, desconhecido do grande público.
O documentário de Denise busca valorizar sua história e responder a algumas questões, dentre elas: qual a relação da cidade de Campinas, na atualidade, com este seu cidadão ilustre e, ao mesmo tempo, obscuro? Em busca de respostas e também tentando dar mais visibilidade à vida e obra de Hercule Florence, o documentário ouve pesquisadores, fotógrafos e estudiosos de sua obra e também dramatiza certas passagens da sua vida. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Hercule e a Princesa
26 de março, às 20h
Mis Campinas – Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859
Documentário, 20 minutos, Digital Full HD
Exibição gratuita
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.