A programação semanal de cinema no Espaço Cultural Casa do Lago traz uma variedade de títulos que serão exibidos sempre em dois horários, às 16h e às 19h, de hoje, 17 de março, até sexta-feira, 21 de março.
A semana começa com “O céu de Suely”, de Karim Aïnouz. No filme, Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho, Mateuzinho, e aguarda para daqui a algumas semanas a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Porém o tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma idéia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe, onde ela possa iniciar uma nova vida.
Na terça-feira, o público poderá assistir a “Tomates Verdes Fritos”, de Jon Avnet. O filme traz a história de Evelyn Couch (Kathy Bates), uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Um delas chama a atenção de Evelyn e atravessará o filme.
“Minhas Tardes com Margueritte” será exibido na quarta-feira, dia 19 de março. No filme conhecemos Germain, um cinquentão quase analfabeto. Marguerite é uma senhora apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, ele senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte de sua vida. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que serão criados dessa relação, Germain irá aprender a ler, para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais.
Na quinta-feira, 20 de março, a Casa do Lago exibe “Frida”, de Julie Taymor. O filme traz a história de uma das mais importantes pintoras da modernidade, Frida Kahlo, interpretada por Salma Hayek. A artista foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de relacionamento com várias outras mulheres. Explorando os quadros de Frida, o filme é um belo retrato de sua história e uma boa forma de conhecê-la e se aproximar mais de seu universo dolorido, intenso e expressivamente feminino.
A semana se encerra com “Indomável Sonhadora”, de Benh Zeitlin. No filme, Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma menina de apenas 6 anos de idade que vive em uma comunidade miserável isolada às margens de um rio. Ela está correndo o risco de ficar órfã, pois seu pai (Dwight Henry) está muito doente. Ele, por sua vez, se recusa a procurar ajuda médica. Um dia, pai e filha precisam lidar com as consequências trazidas por uma forte tempestade, que inunda toda a comunidade. Vivendo em um barco, eles encontram alguns amigos que os ajudam. Entretanto, o pai vê como única saída explodir a barragem de uma represa próxima, o que faria com que a água baixasse rapidamente e a situação voltasse a ser como era antes.
Todas as exibições são gratuitas. Mais informações na página da Casa do Lago. (Carta Campinas com informações de divulgação)