As Big Bands caipiras são tema de uma exposição no Sesc Campinas que será aberta no próximo dia 1º de abril e vai até 1º de junho. As Big Bands caipiras, ou orquestras dos bailes do interior paulista, promoviam a alegria de milhares de brasileiros com música de qualidade que convidava o público a dançar a noite inteira. Essas orquestras espelham um período de grande euforia e esperança para o país, as décadas de 20 a 50, nas quais o Brasil viveu momentos de grandes transformações econômicas, sociais e políticas.
A exposição apresenta, por meio de elementos audiovisuais como fotografias, textos e exibição de vídeo, além de recursos interativos, a história de doze orquestras de baile que marcaram a produção musical da época no interior. Três delas – embora com características e formações diferentes das originais – ainda se apresentam profissionalmente. Os grupos dos municípios de Catanduva, Franca, Rio Claro, Jaú, Jaboticabal, Guararapes, Espírito Santo do Pinhal, Tupã e São José do Rio Preto são os que possuem maior destaque.
As imagens fotográficas, vídeos e textos que estão reunidos na exposição são fruto do trabalho de pesquisa feito pelo jornalista e escritor José Ildefonso Martins, que percorreu cidades do interior em busca dessa memória que envolve as orquestras e também os bailes, importante momento de convívio social na época.
A exposição pode ser vista gratuitamente no Espaço Expositivo de terça a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábado e domingo, das 9h30 às 18h. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Big Bands Caipiras
Sesc Campinas
1 de abril a 1 de junho
de terça à sexta-feira, das 7h às 22h
sábado e domingo, das 9h30 às 18h
Gratuito