Cerca de 2 mil estudantes fizeram manifestação na manhã de hoje (26) na Esplanada dos Ministérios que terminou em frente ao gramado do Congresso. Com palavras de ordem contra a Copa do Mundo e a favor do passe livre, da valorização do professor e da educação de qualidade, os manifestantes terminaram o ato com um banho no espelho d’água em frente ao Congresso.

Une manifestação estudantes
Estudantes também pediram a democratização da comunicação

A marcha foi liderada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e faz parte da Jornada de Lutas da Juventude que começa hoje. O movimento estudantil quer pressionar os deputados pela aprovação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara, e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação
“A juventude está aqui para se unir em torno de pautas que consideramos prioritárias de serem reivindicadas, como é o caso dos 10% do PIB para a educação pública, a democratização dos meios de comunicação de massa, o trabalho decente para os jovens brasileiros”, disse a presidenta da UNE, Vic Barros.

O PNE estabelece metas para a educação pelos próximos dez anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano também destina 10% do PIB para a educação – atualmente são investidos no setor 5,3% do PIB brasileiro. O projeto tramita no Congresso há três anos.