A cidade de Campinas já vive uma epidemia de dengue, segundo a própria Vigilância de Saúde. A situação é diferente da do resto do Brasil, que conseguiu reduzir em 80% os casos. Na região Sudeste, a queda foi ainda maior.
Em contrates, Campinas tem 514 casos, somente na região Noroeste, a mais afetada. A região já tem 100 casos a cada 100 mil habitantes.
A cidade já confirmou 1.042 registros da doença e, no levantamento anterior, de 14 de março, já indicava que a doença ficaria fora de controle.
Para o Ministério da Saúde, que acompanha as cidades brasileiras, a situação de Campinas é ainda pior. Na semana passada, o Ministério divulgou que Campinas teve 1.739 registros da doença em janeiro e fevereiro.
A Região Noroeste de Campinas, que engloba a Região do Campo Grande, tem os bairros mais atingidos pela doença. Os bairros da Região Noroeste são:
Chácaras Cruzeiro do Sul
Cidade Satélite Íris, II e III
Jardim Bassoli
Jardim Campina Grande
Jardim Florence
Jardim Garcia
Jardim Liliza
Jardim Lisa
Jardim Londres
Jardim Maracanã
Jardim Nova Esperança
Jardim Novo Maracanã
Jardim Rossin
Jardim Santa Clara
Jardim Santa Rosa
Jardim São Judas Tadeu
Parque Floresta
Parque Itajaí
Parque São Bento
Parque Valença I e II
Residencial Cosmos
Residencial Novo Mundo
Residencial Colina das Nascentes
Residencial São Luís
Vila Castelo Branco
Vila Padre Manuel da Nóbrega
No Brasil
Os casos de dengue registrados no Brasil nos dois primeiros meses deste ano caíram 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram notificados 87 mil casos entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil nos dois primeiros meses de 2013.
Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado hoje (18) pelo Ministério da Saúde. Este ano, 1.459 municípios participaram do levantamento – 48% a mais do que na edição de 2013.
Todas as regiões do país reduziram o número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2014. A Região Sudeste obteve a maior redução, passando de 323,5 mil casos em 2013 para 36,9 mil. Em segundo lugar, está o Centro-Oeste, que passou de 122,8 mil para 28,2 mil. O Nordeste registrou queda de 29,6 mil para 7,9 mil; o Norte passou de 22,3 mil para 6,9 mil e o Sul, de 20,3 mil para 6,9 mil casos.
Apesar da redução, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que é preciso que a população permaneça alerta. “[Os resultados] não nos permitem comemoração”, disse, “Estamos no meio da temporada, apenas finalizando o verão”, completou. Noventa por cento dos casos de dengue registrados no país todos os anos entre janeiro e maio. (Carta Campinas/ Agência Brasil)
Pois é , hj descobrimos que minha filha também esta com Dengue e olha que moro na região central de Campinas !
Isso por que foi demitido todos os funcionários do Cândido ferreira, que já tinha experiencia na região de Campinas, Alguns com mais de 11 anos combatendo a dengue, isso ainda vai longe 🙁
… mas o importante é que este ano tem copa do mundo!!
Estou com suspeita de dengue desde segunda feira fui bem atendido por doutora taissa quando voltei no outro dia o outro médico disse que não é dengue me doutor piquerobe me atendeu mal disse que é alergia e estou passando mal eu e esposa
Há mais ou menos quinze dias, agentes de saúde estiveram aqui no bairro Cambuí, onde trabalho, informando que esta área está infestada.
morro aqui no satelit irris 03 aquita bicho féio tem ama obra aqui do lado da minha casa é ta abondonada cheio de mosquito sera que alguem pode fazer alguma coisa meu endereço viela dois n71sat irres 03
liga no 156 e faça a reclamação .
Este vídeo fala por si só. Faz mais de dois anos esta situação e nada foi feito.
http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-da-eptv-1a-edicao-campinaspiracicaba/v/moradores-de-bairro-de-campinas-reclamam-de-caminhao-abandonado-ha-anos-na-rua/2605182/
E na rua Herminio Bertani 540 tb tem um foco de dengue em uma casa em que não limpam a piscina . A SAUDE JA FOI NOTIFICADA PELO 156 ; MAS VAI ATE LA E NÃO ENTRA.
Pois é moro no Jd Novo Campos Eliseos e meu filho ficou com dengue por 8 dias, todos os dias ia para o hospital beneficiencia Portuguesa 2 X ao dia um descaso febre de 40 grau davam o atestado de 1 dia e no dia seguinte tinha que voltar no mesmo hospital por uma semana, sendo que trabalha a noite das 19:00 as 5:30 Rudson da Silva Gonçalves foi tratado muito mal pelo hospital com dengue,felizmente não me deixavam entrar no consultório se não tinha feito o maior escandalo cada dia um médico cada médico uma receita…agora no parque ipiranga tem 4 casos de conhecidos meu com dengue…e no meu trabalho tem um funcionário também com dengue…resume a estatística não está correta.
São 2 descasos : 1) da população que não se importa com a proliferação, não fazendo nada. 2) da prefeitura de Campinas que sabendo a infestação do mosquito, apenas ontem (08.04.14) começou a fazer pulverização nos bairros. Só isso ??? Quais outras atitudes serão tomadas ? Quando ?
Aqui no campos elísios TB vários casos de dengue mas quando se vai pra um atendimento esperam VC estar morrendo pra ai sim acreditarem ou aceitarem que VC esta com dengue !!! Brasillllllll da copas vergonha
O problema é de saúde pública mas emerge por causa dos governantes e administradores idiotas do município.
Já Aristóteles (filósofo grego pra quem não sabe) já criticava o mundo grego devido ao fato de que todas as profissões em sua sociedade dependiam de habilidades especificas e treinamento, menos a do politico, cuja maior habilidade em geral é entrar num cargo publico para ganhar uma grana que ele, em geral, nunca teria se dependesse de sua capacidade intelectual e de outro tipo de “esforço”. Por isso a incompetência total dos políticos: um bando de burro “esperto” o suficiente ou apenas para conseguir o cargo publico. Quem sabe daqui uns 200 anos a gente não cansa destes ignorantes no poder?