A Cooperativa Unidos na Vitória ampliou em 40% o volume de materiais recicláveis. Foram cerca de 700 toneladas reaproveitadas no último ano, contra 500 de 2012. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira, 18 de março, durante assembleia geral da Cooperativa realizada no auditório da Ceasa. A cooperativa funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

Cooperativa de reciclagem Vitória
Cooperados reciclaram 700 toneladas em 2013

Com o crescimento da coleta, os cooperados tiveram também um aumento de mais de 30% no que ganham com a comercialização de plástico, papel, vidro, metal, palha e madeira que recolhem pelos mercados da Central. A exposição do balanço foi feita pelos membros da Reciclamp – ONG que congrega e oferece apoio administrativo a sete cooperativas de Campinas – José Ronaldo Sales Fernandes, Francisca Ângela da Silva Eleotério, Hermes Rodrigues Telles, além do contador, Alexandre Medeiros de Moura.

Segundo a Reciclamp, a Unidos na Vitória apresentou o melhor resultado de 2013 entre as cooperativas que acompanham. “Em 2013, a entrada foi de aproximadamente R$ 260 mil, o equivalente a uma micro empresa. Desse total, 83,3% foi destinado à remuneração dos cooperados. Em 2012, a porcentagem destinada para o mesmo fim foi de 78,4%. Tivemos um aumento de 5,8% de um ano para outro”, explanou o contador.

A Unidos na Vitória recebeu da Prefeitura de Campinas uma empilhadeira, uma prensa e uma balança. A Ceasa vai iniciar uma obra para ampliar o pé direito do galpão da Cooperativa e auxilia com alimentação e em custos como o conserto de equipamentos dos cooperados.

A Cooperativa Unidos na Vitória funciona na Ceasa desde 2003, numa área de 2.5 mil m² próxima ao Mercado de Flores da empresa. São 18 cooperados que garantem trabalho e renda coletando e comercializando os materiais recicláveis que são descartados no entreposto. Este trabalho faz parte do Sistema de Gestão de Resíduos da Central que conta também com ações de coleta seletiva de lixo e educação ambiental. (Carta Campinas com informações de divulgação)