O ciclo, com curadoria de Joaquim Andrade, contemplará toda a obra do cineasta, começando pelos seus três primeiros curtas que serão exibidos nesta sexta-feira, às 19h, nesta ordem:
Flying Padre – O Padre Voador. O primeiro documentário de curta-metragem dirigido por Stanley Kubrick retrata dois dias na vida do padre Fred Stadtmuller, que viajava de monoplano de uma província a outra para espalhar a palavra de Deus e ajudar quem precisasse. 1951, 9 min.
Day of the Fight – Dia da Luta. Baseado numa sessão de fotos feita pelo próprio Kubrick para a Look Magazine, o curta mostra o dia da luta do lutador de boxe de peso médio Walter Cartier contra Bobby James. A sequência final foi filmada ao vivo. 1951, 12 min.
The Seafarers – Os Marinheiros. Descoberto somente em 1973, o primeiro filme em cores de Stanley Kubrick é mais um trabalho promocional do que um documentário. Nele, o diretor apresenta o Sindicato Internacional de Marinheiros, o S.I.U., uma organização dirigida por marinheiros para marinheiros. 1953, 30 min.
Kubrick foi autor de grandes clássicos do cinema, como Spartacus (1960), Dr. Fantástico (1964), 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), O Iluminado (1980), entre outros.
As exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…