GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL- RESUMO_Nesta segunda-feira, 31 de março, às 17h, no Largo do Rosário, o povo de Campinas terá um momento para dizer: “Golpe e Ditadura Nunca Mais!”. Na data completam-se 50 anos do Golpe civil-militar de 1964, apoiado na época por boa parte da classe média, empresários, setores conservadores da igreja, partidos de direita e boa parte da mídia, sem esquecer do apoio e financiamento direto vindo dos EUA.

O governo constitucional de João Goulart foi derrubado, com a desculpa de que o então presidente iria implantar o comunismo no Brasil, e um governo autoritário com o comando dos militares foi instalado por 21 anos. Diversas medidas autoritárias foram sendo tomadas pelos militares que mascaravam a censura, tortura e perseguição política de diversos grupos com um artificial “milagre econômico” e com a ajuda da imprensa, também vítima de censura, mesmo tendo apoiado o Golpe.

Os números da violência dos anos de chumbo impressionam e a cada dia, com a Comissão da Verdade, nacional e também as estaduais, novos fatos se tornam conhecidos da maioria da população, mostrando a extrema violência daqueles anos. Mais dez mil brasileiros foram exilados, mais de 400 militantes foram assassinados e o corpo de cerca de 150 deles se encontra desaparecido até hoje. Ao todos 200 mil pessoas foram detidas, outras 11 mil acusadas e 5 mil condenadas nos inquéritos militares.

Quase 30 anos depois do fim da ditadura e passados 50 anos do Golpe, só agora damos os primeiros passos na direção da justiça à memória de tantos mortos e covardemente torturados com as comissões da verdade e com atos como esse de Campinas, que se espalham pelo Brasil, onde podemos nos indignar e lutar por um “nunca mais”.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

1620537_10152097728223195_1114072131_n (1)