O vereador Pedro Tourinho (PT) conseguiu o apoio de pelo menos 14 vereadores em projeto que cria um auxiliar do motorista de ônibus no transporte público de Campinas. O projeto, que foi protocolado nesta quarta-feira (19/3) com requerimento de urgência. O Projeto de Lei 01/2014 obriga a presença de mais um funcionário, além do motorista, nos ônibus urbanos. O documento será votado na próxima segunda-feira, dia 24.

Carlão, Tourinho e Bufalo, durante sessão na câmara
Vereadores Carlão, Tourinho e Bufalo, durante sessão na Câmara

A urgência se deve ao fato de mais de 60 linhas, 30% do total, já operarem sem cobrador na cidade e com autorização da Emdec. Além disso, o governo Jonas Donizette tem anunciado que pretende acabar com o uso do dinheiro dentro dos ônibus, permitindo o embarque apenas com o uso de cartão de passes. Isso levaria à possibilidade de dispensa de todos os cobradores.
O projeto de Tourinho prevê que o funcionário adicional poderia ser um auxiliar do motorista e dos passageiros, orientando a população, verificando o fechamento das portas e ajudando pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e pessoas com deficiência. Este funcionário faria o que hoje o cobrador já faz, que é orientar o motorista quanto ao fechamento das portas e a saída do ônibus do ponto, evitando acidentes.
Se o requerimento for aprovado na segunda, o projeto entra na pauta da semana seguinte.(Carta Campinas com informações de divulgação)