Agora está explicado porque o serviço é caro e ruim

Quatro empresas dominam 90% da internet no Brasil

internet, banda largaA banda larga no Brasil é controlada por apenasquatro empresas: Oi, Telefônica, Net e GVT. Elas dominam 90% da banda larga do país. É um escândalo. É um serviço oligopolizado e, por isso, caro e ruim. Um dos piores e mais caros do mundo.

A esperança para uma mudança é a entrada da Telebrás  no mercado com infraestrutura de transmissão, permitindo que pequenas empresas possam oferecer internet de melhor qualidade e com um preço mais baixo. A empresa pode ser uma espécie de reguladora do mercado.

A banda larga é o grande Custo Brasil que o país tem de enfrentar. Essa infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento da educação, da democracia e  para a diminuição dos custos das empresas brasileiras.

Somente a publicação do decreto do Plano Nacional de Banda Larga fez com que os preços fossem reduzidos em 30%, segundo pesquisa da própria diretoria comercial da Telebrás. A estatal pode estabelecer certa competição no setor forçando as grandes teles a reduzir o custo e investir em qualidade.

Veja trecho matéria sobre o assunto no Baguete:

Conforme os dados levantados, os 1576 provedores identificados são atendidos majoritariamente por quatro empresas: Oi, NET, Telefónica e GVT.

Juntas, as quatro companhias ficam com 90% do mercado de banda larga nacional.

Entre elas, a Oi lidera em participação, com fatia de 32%.

Em seguida vêm Net/Embratel, com 26%; Telefonica, com 24%; e GVT, com 8%.