Exposição sensorial ‘Maravilhas’ traz 11 esculturas tridimensionais

Representação da Igreja da Pampulha, umas das obras da exposição
Representação da Igreja da Pampulha, umas das obras da exposição

Monumentos e símbolos nacionais aparecem representados de forma diferente na exposição multissensorial “Maravilhas”, da escultora Simone Kestelman. Uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas e o Parque D. Pedro Shopping, a exposição pode ser vista até dia 26 de fevereiro todos os dias, no horário de funcionamento do shopping, e está localizada na Entrada das Pedras.

As 11 esculturas tridimensionais que fazem parte da exposição foram feitas especialmente para serem tocadas. Com dimensões em tamanhos que variam de 50cm a 1,20m, elas representam monumentos e símbolos brasileiros conhecidos do público, como o Pão de Açúcar, Memorial Roberto Silveira, Lençóis Maranhenses, Palácio da Alvorada, Museu de Arte de São Paulo (Masp), além das criações de Oscar Niemeyer, entre elas o Teatro Popular de Niterói, Igreja da Pampulha, Copan, Oca, Museu Oscar Niemeyer e Auditório do Ibirapuera.

Um dos destaques da exposição é a sua ampla acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive intelectual. As esculturas foram feitas para serem sentidas, não é precisa vê-las para participar do processo artístico. As informações complementares sobre as obras também aparecem todas em braille e há audiodescrição gravada de todas as esculturas, basta levar um fone de ouvido para escutá-las.

Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin, o evento vai de encontro à inclusão plena e proporciona às pessoas com deficiência “visões” emocionantes que elas não poderiam ter por outro meio que não fosse o da representação artística. Ela destaca a vista aérea dos Lençóis Maranhenses, por exemplo, representada em uma das obras. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Maravilhas” – Simone Kestelman
Período: 13 a 26 de fevereiro
Local: Entrada das Pedras – Frente à Etna
Entrada franca
Horário: segunda a sábado – das 10h às 22h, domingos e feriados – das 12h às 20h

Comente