Criado em 2012, na cidade de Porto Alegre (RS), pelo coletivo Shoot The Shit, o projeto “Que Ônibus Passa Aqui?” tem como objetivo sinalizar de maneira colaborativa os pontos de ônibus. Presente em mais de 20 cidades brasileira, por iniciativa do estudante Jonas Oliveira, 21 anos, a ideia chega a Campinas.

Adesivo "Que ônibus Passa Aqui?"  Foto: Reprodução/Shoot The Shit
Adesivo “Que ônibus Passa Aqui?”

O coletivo porto-alegrense, percebendo a falta de sinalização dos pontos de ônibus e ausência do poder público para resolver esse problema, desenvolveu um adesivo com a frase “Que Ônibus Passa Aqui?”. Os adesivos possuem um espaço em branco e são colados nas paradas de ônibus. A partir daí, os usuários do transporte coletivo podem escrever as linhas de ônibus que passam por aquele local.

Segundo o site do projeto “para quem não está acostumado a pegar ônibus num determinado ponto, a falta de informação faz com que as pessoas percam tempo esperando por uma linha que talvez nem passe naquela rua”.

Depois de conhecer o projeto pela internet, o estudante Jonas Oliveira, que vive em Campinas, identificou o mesmo problema nos pontos de ônibus da cidade e decidiu agir. O plano é começar as primeiras atividades logo depois do carnaval. “Estou trazendo mais gente para essa ideia. Pensei, em pelo menos o primeiro lote de adesivo, cada um ajudar com um pouco de dinheiro, ou cada um imprimir onde puder”, diz o estudante.

Oliveira fez contato, via e-mail, com os criadores do projeto “Que ônibus Passa Aqui?” e eles deram sinal positivo para a implantação da ideia em Campinas.  O estudante também criou uma página no Facebook. (Jeferson Batista/CartaCampinas)