Ensaio fotográfico mostra relação entre a metrópole e a província em Campinas

Fotografias da exposição trazem a coexistência do moderno com o antigo em Campinas

De um lado os ares de uma arquitetura e hábitos ainda provincianos, com ruas estreitas, de paralelepípedo, e casas velhas, de outro, largas e asfaltadas avenidas, grandes prédios e universidades, dando ares de metrópole para a principal cidade de uma região formada por dezenove municípios.

Em Campinas convivem traços antigos e de interior com as marcas de uma cidade que cada vez mais quer se afirmar como metrópole.

O registro da relação entre essas duas realidades é o que buscou o fotógrafo Martinho Caires, contemplado pelo premio FICC, na exposição de fotografias “Campinas… Província e/ou Metrópole?” que poderá ser vista pelo público no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) a partir do dia 20 de fevereiro até 30 de março.

As fotos buscam registrar que a convivência dessas duas cidades algumas vezes se faz conflitante, outras, harmoniosa. O trabalho artístico também revela que algumas práticas culturais da província ainda resistem na metrópole, deslocadas para seus tradicionais espaços, como os shopping centers. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição fotográfica Campinas… Província e/ou Metrópole?
Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti.
Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas SP.
horários: terça a sexta, das 9 às 17h, sábados, das 9 às 16,domingos e feriados, das 9 às 13h.
Entrada gratuita

 

Recent Posts

Trabalhadores fazem ato para lembrar 28 de Abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Químicos Unificados na porta da fábrica da Amanco para lembrar o 28 de Abril (imagem…

2 hours ago

Espaços culturais recebem oficina gratuita Da Rima ao Verso sobre literatura de cordel

(Foto: Lorraine Carvalho Ramos - divulgação) O público interessado em aprender sobre a literatura de…

2 hours ago

Festival Artes pela Paz tem show de Moreno Overá e Trio Virado

Moreno Overá e Trio Virado. (Foto de João Rafael - divulgação) No dia 1º de…

3 hours ago

Bolsonaristas derrotam evangélico indicado por Lula para assumir vaga no STF

(foto lula marques - ag brasil) Em uma decisão surpreendente, uma articulação da extrema direita…

5 hours ago

Jadsa apresenta sua mistura de MPB, samba e neo-soul no show ‘Big Buraco’

(foto divulgação) A cantora, compositora e guitarrista baiana Jadsa sobe ao palco do Espaço Multiuso…

14 hours ago

Dançarinos batalham em Campinas pelo título de campeão brasileiro de dança urbana

(foto toninho oliveira - divulgação) Do passinho ao hip-hop, do popping ao vogue, o Red…

15 hours ago