Duas exibições acontecerão neste sábado, 15 de fevereiro, dentro da programação do ciclo “Mestres do Cinema Japonês”, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.
Na primeira sessão, às 16h, será exibido o filme “Cega Obsessão”, do diretor Yasuzo Masumura. Belo e angustiante, Cega Obsessão foi baseado num conto de Edogawa Rampo, pai dos romances policiais nipônicos dos anos de 1920 a 1960. Suas histórias eram recheadas de compulsão obsessiva, desfiguramento e loucura, ficando proibidas de circular no Japão durante a Segunda Guerra. Na história do filme, um escultor cego obcecado por uma modelo a aprisiona em seu ateliê. Acreditando ter criado uma nova forma de arte tátil, ele e a modelo se envolvem numa alucinada e sadomasoquista relação, entre o erotismo, a arte e a morte. O filme é um clássico sem precedentes da nouvelle vague japonesa, do gênero eroductions (filmes eróticos) de atmosfera de horror psicológico.
Na segunda sessão, às 19h30, a exibição é de Duplo Suicídio em Amijima, com direção de Masahiro Shinoda. O filme é adaptado de uma peça popular do teatro de bonecos “bunraku” do século XVIII chamada “Shinju Tem no Amijima” (Duplo Suicídio em Amijima) de Chikamatsu, onde um comerciante de papel sacrifica sua família, destino, e principalmente sua vida por uma obsessão erótica com uma prostituta. O cineasta Masahiro Shinoda foi um expoente da nouvelle vague nipônica dos anos 60 ao lado de Nagisa Oshima. Explorou as tendências masoquistas e suicidas do japonês, particularmente no contexto do amor erótico. Por ser um historiador de artes dramáticas e pertencer a uma família tradicionalmente ligada às artes, ele fez deste estranho e belíssimo filme um dos mais fascinantes da história do cinema japonês.
As exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto leo aversa - divulgação) Arnaldo Antunes apresenta em Campinas o show da turnê de…
(imagem reprodução) A ascensão do governo de extrema direita em 2019, com a eleição de…
(foto divulgação) A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nesta quinta-feira, 13 de agosto, a…
(foto divulgação) "O armário onde guardei minhas partes quebradas e outras histórias", que será lançado…
(foto divulgação) A Bora – Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho", da Unicamp, recebe a…
(imagem timon cornelissen - pxl) O desmatamento na Amazônia teve queda de 36,87% entre agosto…