O Conselho Municipal de Direitos Humanos fará uma Audiência Pública no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do bairro Vida Nova no próximo dia 20 às 19h. O Vila Nova foi um dos bairros em que aconteceu a chacina que matou 12 pessoas em janeiro último.

Protesto
População acredita que PMs cometeram os crimes

A audiência acontecerá há pouco mais de um mês da chacina, ocorrida nos dias 12 e 13 de Janeiro. Na ocasião, homens encapuçados fizeram assassinatos em série em vários bairros da cidade e que vitimaram 12 pessoas, todas elas com características de execução sumária.
As investigações estão em andamento e os principais suspeitos até agora são policiais militares. Após a chacina, a própria população do bairro Vila Nova, revoltada, fez manifestações e acusou a polícia pelos assassinatos.
Para Paulo Mariante, Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas, é fundamental que a sociedade civil, através dos meios legais e de sua permanente mobilização, acompanhe o desenrolar da investigação para que os responsáveis diretos e indiretos sejam punidos nos termos da lei.
“Por outro lado, no segundo semestre de 2013, tivemos igualmente uma sequência de atos de violência e arbitrariedade praticada por integrantes da Polícia Militar, em bairros como Itatinga, DIC I e Joana D’Arc, além da repressão às manifestações populares de ruas, que reforçaram a necessidade de que nosso Conselho se dedicasse com mais afinco a este tema”, anota o presidente do Conselho.
O ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, confirmou presença e também estão convidados a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, e as Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Campinas fica na na Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92, Bairro Vida Nova.