Sociedade civil fará plebiscito popular por constituinte e reforma política

Representantes de movimentos sociais de todo o país lançaram ontem (25), durante o Fórum Social Temático, em Porto Alegre, campanha regional pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política.

Ministra Tereza Campello participou do Fórum Social Temático

O objetivo é fazer uma consulta pública para debater com a sociedade a participação popular e repensar o modelo político do país. A consulta será feita entre os dias 1º e 7 de setembro.

O plebiscito vai perguntar aos brasileiros se deve ser formada ou não uma Constituinte composta por cidadãos eleitos exclusivamente para mudar o sistema político. Os movimentos sociais são contra as propostas do Congresso Nacional de reforma política.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, os parlamentares não podem fazer essa reflexão porque estão dependentes de interesses políticos. “A pressão deve vir de baixo para cima. Muitos assuntos não precisam ficar aprisionados no Congresso, é preciso debater com o povo. Esperamos que 14 milhões de trabalhadores votem no plebiscito”. Nespolo explica que a consulta vai ser feita por comitês regionais, formados pelos movimentos sociais e sindicatos, e deve ocorrer em escolas e igrejas. Para votar, será exigido o título de eleitor.

A representante da União Brasileira de Mulheres (UMB) Cris Correia diz que a consulta é fundamental para aprofundar a democracia no Brasil e ampliar a representação feminina. “As mulheres precisam ganhar mais espaço no poder. Hoje, representamos apenas 9% do Congresso Nacional. E o plebiscito é uma importante ação para dar mais voz às mulheres.”

O Fórum Social Temático ocorre até hoje (26) na capital gaúcha. O encontro é um espaço de debate e mobilização dos movimentos sociais. Foi criado em 2001 para se contrapor ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nesta edição, foram mais de 270 atividades autogestionadas, como debates, mostras e performances. (Agência Brasil)

Recent Posts

Clube do Vinil Feminino de Campinas realiza encontro em homenagem a Elis Regina

(imagem divulgação)  Evento homenageia Elis Regina e reúne mulheres e pessoas não binárias para uma…

2 hours ago

Willer Tomaz, o amigo de 5 bilhões de reais de Flávio Bolsonaro

(imagem reprodução div) O advogado Willer Tomaz de Sousa construiu uma trajetória profissional que o…

6 hours ago

Hamilton de Holanda faz show gratuito em mais uma noite do Circuito Sala de Casa

(foto nando chagas - divulgação) Um dos grandes nomes do bandolim brasileiro, Hamilton de Holanda…

8 hours ago

‘TOC TOC – Obsessivamente Divertido’ chega a Campinas com duas sessões no Castro Mendes

(foto divulgação) Seis pessoas com diferentes transtornos obsessivo-compulsivos se encontram na sala de espera de…

9 hours ago

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

1 day ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

1 day ago