livrozeferina-1510657Uma boa opção de leitura infantil para o fim das férias é o livro “Menina Zeferina – Uma estilista Brasileira”, das autoras Célia Marchini, filósofa, e Sanddra Corrêà, estilista. O livro combina moda e filosofia para discutir a constante aventura na busca pelo próprio “eu”. Na história, Zeferina é uma menina que se apaixona pela sua camiseta de algodão, a partir daí se desenrola a história e a menina se aventura pelo mundo da moda ao lado de sua gatinha Allora.

Entre outros temas, a obra reflete sobre a descoberta do talento individual, sobre a percepção de vontades, desejos, medos e amores próprios. A obra convida a criança a buscar dentro de si aquilo que lhe é mais precioso: sua vocação e sua felicidade. Diversas dúvidas surgem no caminho, mas todas elas acabam ajudando Zeferina a decidir tornar-se estilista no futuro.

O livro é ilustrado com gravuras da autora Sanddra Corrêá que ajudam na compreensão da história e também propõe uma participação direta do leitor na história. Após ler, as crianças podem fazer seus próprios desenhos e enviá-los para o site (www.meninazeferina.com.br), onde serão publicados, ao lado de outras histórias, jogos e um diário da Zeferina. (Carta Campinas)