Morreu na manhã de hoje (5), em São Paulo, o cantor Nelson Ned. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Nelson Ned
Nelson Ned

Nelson Ned estava internado no Hospital Regional de Cotia desde ontem à tarde. Segundo a secretaria, ele foi internado em estado grave de pneumonia. Em 2003, ele sofreu um acidente vascular cerebral e, desde então, morava em uma clínica de repouso em São Paulo.

Nascido em 1947, na cidade de Ubá (MG), o cantor iria completar 67 anos no dia 2 de março. Um dos maiores sucessos de sua carreira é a canção Tudo Passará, lançada em 1969.

Carreira
Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.

Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. O maior sucesso de sua carreira foi a canção Tudo Passará, de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que no mesmo disco também gravaram de Nelson o hit Se Eu Pudesse Falar Com Deus.

Ganhou Discos de Ouro no Brasil, e tem em sua carreira um feito histórico, se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York, feito que se repetiu por 4 vezes com lotação total.3
A partir de 1990 passou a cantar canções evangélicas, após ter-se convertido ao neopentecostalismo, tendo conquistado um Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento gospel.

Lançou em 1996 a biografia O Pequeno Gigante da Canção, uma referência à sua condição de anão (o cantor media 1,12 metro de altura). No livro, ele contou que enfrentou depressão no auge de sua carreira, passou a beber e envolveu-se com drogas.
Sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito. Desde então, morava em uma residência adaptada para suas necessidades em São Paulo.

O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria desenvolvendo mal de Alzheimer.
No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo a São Paulo.4 Poucos dias depois, em 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga.
(Agênia Brasil/Wikipedia/CartaCampinas)