O Vereador Paulo Búfalo (Psol) entrou essa semana no Ministério Público Estadual e pediu uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na frequência de servidor público fantasma.

Vereador Paulo Búfalo
Vereador Paulo Búfalo no Ministério Público Estadual

O vereador afirmou que não há outro caminho senão o pedido de CPI, pois todas as provas são públicas. ‘Diligenciei hoje na Secretaria de Saúde e ouvi do próprio secretário [Carmino de Souza] que não está dando frequência a esse servidor”, afirmou na Câmara.

De acordo com o vereador, um funcionário, que deveria trabalhar como dentista, estaria ausente há mais de 11 anos e recebendo salário de R$ 7,1 mil reais.

O funcionário teria sido convocado em abril de 2002 para dar esclarecimento à Secretaria de Saúde por estar ausente do trabalho por mais de 30 dias.  Mas na última avaliação, o servidor recebeu nota da Secretaria Municipal de Recursos Humanos que atesta atividade intensa no serviço público.

No pedido de Búfalo, ele diz que  causou estranheza e indignação constatar que o servidor também integra o quadro de docentes de uma tradicional Instituição de ensino superior da cidade. “Como se não bastasse, em 2009, esse  servidor, na qualidade de presidente da instituição onde é professor, firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Campinas cujo objeto visava estabelecer, em regime de cooperação mútua entre os partícipes, parceria na política de integração ensino-aprendizagem, na abrangência do SUS Campinas”, alega. (Carta Campinas)