O prefeito Jonas Donizette (PSB) garantiu no final do mês passado que o orçamento da Secretaria de Cultura de Campinas teria 20% de aumento, mas só entregou 8%, após a aprovação do orçamento pela Câmara esta semana.

Jonas Donizette, Sandra Siocci e Ney Carrasco
Jonas Donizette, Sandra Siocci e Ney Carrasco

Há um mês, o prefeito deu declaração durante uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) garantindo o aumento. “A intenção da administração é fortalecer cada vez mais a cultura e propomos um aumento de 20%”, disse no final do mês passado em entrevista coletiva.

No entanto, a base do governo Jonas Donizette derrubou emendas que garantiriam o aumento. Uma emenda do vereador Gustavo Petta (PCdoB), que tinha inclusive o apoio do Secretário de Cultura Ney Carrasco e do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, foi derrubada ainda na comissão de Constituição e Legalidade. Outra emenda do vereador Paulo Búfalo (Psol), também foi derrubada.

Após a derrota ainda na primeira votação, o secretário de Cultura tinha esperança de reverter a situação em segunda votação, mas a base de do prefeito Jonas impediu.

De acordo com artistas da cidade, o corte irá interferir bruscamente na viabilização de políticas públicas do município. Este ano, a Secretaria de Cultura recebeu R$ 44,1 milhões. O orçamento aprovado pelo Legislativo destina R$ 47,7 milhões para a pasta em 2014. (Carta Campinas)