1459278_10152481313604012_984222884_nO texto “A cantora careca”, de um dos mais expressivos autores do Teatro do Absurdo, o romeno Eugène Ionesco,  serviu de inspiração para a montagem do ano de 2013 do Curso Livre de Teatro, que acontece no Barracão Teatro, em Barão Geraldo. Um dos textos mais conhecidos do autor, a peça foi escrita em 1954 e apresentada pela primeira vez na França. O enredo trata da história de duas famílias burguesas decadentes do início do século.

No contexto do pós-guerra, tradicionalmente um época de devastação e potências negativas, o tema central do texto é justamente a incomunicabilidade humana. Por meio da representação das famílias Smith e Martin, o dramaturgo mostra sua tese sobre a decadência de valores e a hipocrisia das relações na alta sociedade.

Inseridas na estética do Teatro do Absurdo, as peças de Eugène Ionesco criticam os erros humanos e os absurdos do comportamento do ser social. A própria linguagem, nesse contexto de decadência, não poderia mais servir de intercomunicação entre os homens por estar sendo feita de clichês, lugares comuns e frases feitas, desprovidas de sentido autêntico. Sobre essa tese do “esfacelamento” da linguagem convencional, o autor constrói as bases de seu teatro.

Os próprios Smith e os Martin, personagens dessa peça, ” esqueceram-se de falar pois esqueceram-se de pensar, esqueceram o significado da emoção, e por serem desprovidos de paixão eles cessaram de ser, portanto, podem tornar-se qualquer outra pessoa, pois todos são substituíveis uns pelos outros”, disse o próprio autor.

As apresentações ocorrerão em 6, 7 e 8 de dezembro às 20h no Barracão Teatro. Os ingressos são no chapéu e é preciso chegar com antecedência. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)