A tradicional cantina do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp encerra as suas atividades neste final de ano.  O local de socialização de alunos e professores do Instituto e também de outros Institutos próximos da Unicamp deixa assim de existir, o que também sinaliza uma crescente diminuição das áreas de convivência no espaço da Universidade.

1526466_557223941020381_43312719_n
Cantina do IFCH

Diversas cantinas vêm sendo fechadas na Unicamp. Antes da cantina do IFCH, a do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem) já havia sido fechada, deixando o Instituto sem qualquer espaço de socialização entre alunos, professores e a comunidade acadêmica.

Declarações de alunos da Unicamp nas Redes Sociais manifestam certa preocupação com o que acontecerá depois desses frequentes fechamentos das cantinas. Máquinas de café, uma praça de alimentação no ciclo básico, enfim, podem ser várias as possibilidades.

Uma coisa, no entanto, já vai ficando evidente. A Universidade perde, a cada dia e em maior velocidade, importantes locais que favorecem o diálogo cada vez mais ausente no ambiente acadêmico, prejudicando os trabalhadores que mantinham esses espaços e a construção do conhecimento que não se faz apenas em salas de aula, mas nos locais de convívio, nas praças, nos cafés, nas cantinas. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)