9571f6fc950b7a2ec34621a221fff2f6De tradição católica, a Festa dos Reis ocorre, tradicionalmente, no período de 24 de dezembro, véspera de Natal, até 6 de janeiro, Dia de Reis. Em Campinas, deste sábado até o dia 21 de dezembro, seis grupos de diferentes Companhias de Reis com cantadores e instrumentistas percorrerão a cidade entoando versos que anunciam o nascimento de Jesus e homenageiam os Três Reis Magos.

A comitiva dos grupos conta com diversos personagens como Mestre, Contra-Mestre, os Três Reis Magos, Palhaço e Foliões, que fazem evoluções coreográficas, acompanhados dos cantadores e instrumentistas.

Todas as apresentações integram o IV Encontro das Companhias de Reis de Campinas que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Tradicional festa brasileira, a Folia de Reis já se tornou tradição entre as festividades de Natal na cidade. Neste domingo, 1º de dezembro, a folia de cores e música será no Centro Cultural Casarão do Barão, em Barão Geraldo, das 11 às 18h, com programação diversificada. Realizado desde 2009, pelo Núcleo de Pesquisa e Apoio às Companhias de Santo Reis de Campinas e pelo Grupo Caixeiras da Guia, o encontro reúne Companhias de Santos Reis de Campinas e outros grupos ligados às festas natalinas.

Ainda no domingo, a festa também acontece no Bosque dos Jequitibás. O grupo Ases do Brasil se apresenta às 10h e, no mesmo horário, o grupo Folclórico Campinense se apresenta na Feira de Artesanato do Centro de Convivência de Campinas. Na terça-feira, dia 3 de dezembro, será realizada uma apresentação no Terminal Central, às 15h, com o grupo Estrela Guia. Todas as apresentações são gratuitas. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira a programação do evento:

IV Encontro das Companhias de Reis

30 de novembro, sábado
Local: Catedral Metropolitana de Campinas, Av. Francisco Glicério com Rua Conceição, Centro
Horário: 9h
Grupo: Ases do Brasil.

1º de dezembro, domingo
Local: Bosque dos Jequitibás – Rua Cel. Quirino, 2, Bosque
Grupo Ases do Brasil
Horário: 10h

Local: Feira de Artesanato do Centro de Convivência de Campinas – Praça Imprensa Fluminense s/n, Cambuí
Horário: 10h
Grupo Folclórico Campinense

Local: Centro Cultural Casarão de Barão, Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/nº. Barão Geraldo.
Horário: das 11h às 18h
Vários grupos

3 de dezembro, terça-feira
Local: Terminal Central, Rua Cônego Cipião, Centro.
Horário: 15h
Grupo Estrela Guia