satyrianasA edição das Satyrianas desse ano, uma Festa Teatral que acontece no centro da cidade de São Paulo, mais precisamente na Praça Roosevelt, organizada pelo grupo de teatro Os Satyros, busca, assim como as anteriores, “celebrar o teatro no coração da cidade, oferecer ao público uma festa teatral que fosse acessível a todo mundo, grátis e democrática, independente de quaisquer bandeiras ideológicas ou estéticas”. Diante de uma cidade difícil como a de São Paulo, com inúmeros problemas, o grupo acredita que a cidade precisa de uma festa teatral irreverente para respirar gente e poder dizer: existe teatro em São Paulo.

Neste ano a celebração de uma “primavera expandida”, para lembra o momento que vivem as grandes cidades brasileiras e o país como um todo, momento de manifestações e insistência de diferentes grupos, muitos marginalizados, no seu (ter) lugar, o grupo decidiu celebrar com mais grupos e pessoas. Milhares de artistas estarão nos palcos, pelo texto ou pela interpretação, oferecendo sua arte nessa festa, artistas que vão produzir, atuar, dirigir, iluminar, sonorizar, cenografar, criar figurinos…

Como nas anteriores, essa edição de 2013 conta com inúmeros trabalhos de grupos e coletivos da Capital, Grande São Paulo e ainda artistas de fora do Estado, que veem nas Satyrianas uma oportunidade de estar presente através de sua arte na Praça Roosevelt. E, este ano, através do estreante projeto Conexões Internacionais, grupos do Uruguai, da França, de Portugal, dos Estados Unidos e Cabo Verde farão parte da programação, ao vivo, ou através de internet. Neste sentido, os Satyros oferecem uma Satyrianas Expandida. Uma Satyrianas mundo afora!

Além das atividades de cinema, dança, literatura, exposições e músicas, as Satyrianas trazem esse ano, como parte da programação teatral, o “DramaMix”, onde 40 autores foram convidados para desenvolverem textos curtos inéditos. Esses textos serão montados por alguns dos mais destacados artistas do teatro brasileiro e apresentados durante os quatro dias da programação das Satyrianas.

Entre os autores convidados estão Roberto Alvim, Evaldo Mocarzel, Vincent Villari, Veronica Stigger, dentre outros.

As Satyrianas começam nesta quinta-feira, 14 de novembro, e vão até domingo, 17 de novembro.

Confira AQUI a programação completa e mais informações.

(Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)