Exilius por Ligia Brosch (2)
Cena do espetáculo “Exilius”

São diversas nossas formas de exílio. Podemos nos exilar de nós mesmos, e constantemente o fazemos, também podemos nos exilar de um lugar, de uma lembrança, de diversas situações. Há também, para além do corpo, o exílio social e político. Quando se é obrigado a deixar o país, caso recorrente em regimes autoritários, ou quando se está permanentemente em busca de um lugar a partir de uma situação de não lugar que, no entanto, insiste e resiste no seu (ter) lugar.

As diversas figurações do tema exílio, a partir da qual sem dúvida podemos pensar o nosso tempo, serviram de inspiração para a realização da “Ocupação Exilius”, pelo Grupo Matula Teatro, de Barão Geraldo. A partir da compreensão de que ocupar é justamente insistir no seu lugar, esta ocupação artística levará ao público um espetáculo de teatro, duas exposições fotográficas e uma mesa redonda que serão realizadas no Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Entre as diversas atividades da Ocupação, está o espetáculo teatral “Exilius” que revela, a partir de um enredo feito do entrelaçar de diversas histórias, as fronteiras tênues entre memória e ficção, desamparo e esperança, entre o sofrimento do corpo e o desejo de lutar por um novo mundo.

A ação do espetáculo se faz a partir de uma mulher que nos conta histórias de dentro de um carrinho de mão repleto de areia. Como nos tradicionais contos das mil e uma noites, fantasia e realidade se confundem nas narrativas compartilhadas com o público. A história de um povo, a trajetória de uma mulher, a experiência da atriz que ultrapassou barreiras geográficas para encontrar a realidade de um povo exilado, são esses os elementos que compõe a dramaturgia de EXILIUS. Com atuação de Erika Cunha, o espetáculo será apresentado em dois dias, 21 e 28 de Novembro, quintas-feiras, às 20hs.

Ao redor do tema “Exilius”, a Ocupação também terá o debate “Exílio, passado e presente”, no qual serão discutidos o exílio e torturas durante a ditadura militar no Brasil e os processos de exílio e torturas ainda hoje existentes na África. A mesa de discussão contará com a presença de Sonia Fardin, Erika Cunha, Rogério Ferrari e Alipio Freire. O debate acontecerá dia 21 de Novembro após a apresentação do espetáculo Exilius.

379661_624609964249305_1986633023_n

Duas exposições fotográficas poderão ser vistas pelo público durante todos os dias da Ocupação, das 9h às 18h. Elas tematizam diversas formas de ser e estar exilado. A primeira delas, “Existências-Resistências”, com fotos de Rogério Ferrari, retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais, mostrando aqueles que são “exilados da terra”, que vivem à procura de espaço, insistindo no seu (ter) lugar. A intenção das fotos, que fazem parte de um projeto desenvolvido pelo fotógrafo, é mostrar o lado desconhecido de conhecidos conflitos, como o dos sem-terra e dos ciganos, no Brasil, o dos Palestinos, no Oriente Médio, o dos refugiados Saharauis, no deserto do Saara, dentre outros.

Fotos do fotógrafo italiano Paolo Cattaneo, com ambientação de Anna Kühl e Bruno Cardoso, integram a exposição fotográfica “Front(eiras)”. As fotos desta exposição – fruto das viagens do fotógrafo – retratam mais um exílio por meio da condição de refugiados dos Saharauis. Cattaneo esteve diversas vezes nos acampamentos saharauis, estabelecendo, por meio da fotografia, um diálogo e um encontro com a realidade desses povos.

Todas as atividades que integram a Ocupação terão entrada gratuita. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Ocupação Exilius, de 21 a 28 de novembro

Espetáculo Teatral Exilius
Atuação: Erika Cunha. Direção e Iluminação: Alice Possani. Textos: Norberto Presta, Alice Possani e Erika Cunha. Figurino e Cenário: Juliana Pfeifer. Trilha Sonora: Silas Oliveira. Fotos: Ligia Brosch. Projeto Gráfico: Estúdio Refeel. Registro Audiovisual: Diego da Costa e Ericson Cunha. Apoio Pesquisa de Campo: Laboratório Cisco e Maria Farinha Filmes. Produção: Anna Kühl e Quesia Botelho
Duração: 50 minutos. Gênero: drama/ documentário. Classificação etária: 14 anos
Dias 21 e 28 de Novembro, quintas-feiras, às 20hs.

Debate Exílio: Passado e Presente
Dia 21 de Novembro após a apresentação do espetáculo Exilius

Exposições
De 21 a 28 de Novembro.
Horário para visitação: 9h às 18h

Local das atividades: MIS – Museu da Imagem e do Som – Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas (SP). Informações: 19-8182.4430