Educação básica é prioridade para população de Campinas, aponta pesquisa

A preocupação com a educação básica é uma prioridade para a população de Campinas, segundo pesquisa feita para o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2013 de Campinas, elaborado pelo Instituto Paulo Montenegro.

De acordo com o levantamento, o campineiro considera o problema da educação maior do que o do desemprego e o da habitação.

A informação consta de estudo divulgado nesta 4ª Semana da Educação de Campinas, iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) e encerrada na sexta-feira.

Entre os Analfabetos funcionais, que representam 30% da população de Campinas, a educação básica aparece em quarto lugar, com 27%, no ranking de “áreas de maiores problemas” em Campinas. Entre este segmento, as “áreas de maiores problemas” em Campinas são as da Saúde (59%), Segurança Pública (43%), Drogas (33%) e Educação Básica (27%), vindo em seguida as áreas de Empregos (12%), Fome/Miséria (12%), Habitação (9%) e Corrupção (5%).

Educação auditório
4ª Semana de Educação de Campinas

No segmento considerado como de cidadãos com alta escolaridade, mas não plenamente alfabetizados, as “áreas de maiores problemas” em Campinas são as da Saúde (61%), Segurança Pública (44%), Drogas (33%) e Educação Básica (32%), vindo em seguida as áreas de Empregos e Corrupção (13%) e Fome/Miséria (11%).

O INAF de 2013 de Campinas foi apurado a partir de 406 entrevistas domiciliares, feitas entre 03 e 16 de junho e 02 e 10 de setembro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O INAF de 2013 do município foi levantado pelo Instituto Paulo Montenegro, como uma das pesquisas contratadas pelo Observatório da Educação de Campinas, iniciativa lançada em maio deste ano pela Fundação FEAC, também no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação. O objetivo do Observatório é justamente democratizar e ampliar o direito de acesso às informações sobre Educação, bem como disponibilizar dados, de forma simples, ao grande público, com ênfase na melhoria da educação pública em Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

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