Brasília – Os gestores municipais têm até esta quinta-feira (7) para entregar ao Comitê Executivo da 3ª Conferência Nacional de Cultura os relatórios das conferências locais ou intermunicipais de cultura.

Conferência Nacional de Cultura
Conferência Nacional de Cultura

Nos eventos preparatórios, foram aprovadas as propostas e escolhidos os delegados que representaram a localidade nas convenções estaduais, que antecedem o fórum nacional.

A documentação deve ser enviada por meio do site. É necessário que o gestor esteja devidamente cadastrado ao sistema do Ministério da Cultura para conseguir enviar os dados básicos da conferência local, as propostas aprovadas e a lista dos representantes eleitos. É possível também obter informações pelos telefones (61) 2024-2189 ou 2024-2340.

Cabe ao Comitê Executivo Nacional validar as conferências municipais, intermunicipais; regionais ou territoriais; estaduais e do Distrito Federal e, a partir disso, definir a metodologia, elaborar a proposta de programação, o calendário e a pauta de reuniões da conferência nacional.

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a 3ª Conferência Nacional ocorrerá em Brasília, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Durante o evento, serão propostas estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre governo federal, estados, municípios e sociedade civil como forma de aprimorar os meios de participação e de controle social na gestão de políticas públicas culturais.

Os interessados em participar da conferência nacional como observadores devem enviar e-mail para o endereço:  [email protected] até amanhã (5). Os observadores poderão acompanhar toda a programação do evento, mas sem direito a voz ou voto. Como as vagas disponíveis são limitadas, os participantes serão escolhidos pela comissão organizadora. (Agência Brasil)