Brasília – Os gestores municipais têm até esta quinta-feira (7) para entregar ao Comitê Executivo da 3ª Conferência Nacional de Cultura os relatórios das conferências locais ou intermunicipais de cultura.
Nos eventos preparatórios, foram aprovadas as propostas e escolhidos os delegados que representaram a localidade nas convenções estaduais, que antecedem o fórum nacional.
A documentação deve ser enviada por meio do site. É necessário que o gestor esteja devidamente cadastrado ao sistema do Ministério da Cultura para conseguir enviar os dados básicos da conferência local, as propostas aprovadas e a lista dos representantes eleitos. É possível também obter informações pelos telefones (61) 2024-2189 ou 2024-2340.
Cabe ao Comitê Executivo Nacional validar as conferências municipais, intermunicipais; regionais ou territoriais; estaduais e do Distrito Federal e, a partir disso, definir a metodologia, elaborar a proposta de programação, o calendário e a pauta de reuniões da conferência nacional.
Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a 3ª Conferência Nacional ocorrerá em Brasília, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Durante o evento, serão propostas estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre governo federal, estados, municípios e sociedade civil como forma de aprimorar os meios de participação e de controle social na gestão de políticas públicas culturais.
Os interessados em participar da conferência nacional como observadores devem enviar e-mail para o endereço: [email protected] até amanhã (5). Os observadores poderão acompanhar toda a programação do evento, mas sem direito a voz ou voto. Como as vagas disponíveis são limitadas, os participantes serão escolhidos pela comissão organizadora. (Agência Brasil)