A programação gratuita de cinema do Museu da Imagem e do Som de Campinas para o mês de novembro começa na próxima sexta-feira, dia 1º, com uma sessão especial do filme “Patton – Rebelde ou herói?”.

brazil_vidas_secas_2
Cena de “Vidas Secas”

Dirigido por Franklin J. Schaffner, o filme se passa no Norte da África, em 1943. Patton (George C. Scott) assume o comando e disciplina seus subordinados. Na Segunda Guerra, preocupado com a batalha contra o Marechal Rommel (Karl Michael Vogler), Patton procura entendê-lo lendo o livro do próprio Rommel. Promovido, é enviado para a Itália, mas coloca o futuro de sua carreira em risco ao esbofetear um recruta que estava tendo um colapso nervoso. Este incidente o faz perder o comando do seu exército e, por extensão, ser excluído da invasão do “Dia D”. O responsável pela sessão é Fábio A. S. Freitas, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A exibição será às 18h.

No sábado, 2 de novembro, será exibido “O jovem Törless”, como parte da programação do Ciclo Cinema e Literatura, com curadoria de Ricardo Pereira. Com direção de Volker Schlöndorff, a ação do filme de 1966 se desenrola no início do século passado, na Áustria, onde o jovem estudante Törless, tímido e inteligente, observa o comportamento sádico de seus amigos da escola com colegas da sala de aula. Ele não toma nenhuma providência, até que a tortura vai longe demais. Adaptado do romance homônimo de Robert Musil, esta obra-prima deu internacionalidade ao movimento do Cinema Novo Alemão e arrebatou, em 1966, no Festival de Cannes, o Prêmio da Crítica Internacional para o diretor, Volker Schlöndorff. A exibição será às 16h.

Ainda no sábado, às 19h30, o público poderá assistir à adaptação de Nelson Pereira dos Santos para o romance de Graciliano Ramos “Vidas Secas”. O filme, de 1963, recupera a narrativa literária de uma família miserável que tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), os dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças. Vencedor do Prêmio Ocic (Organização Católica Internacional de Cinema) no Festival de Cannes de 1964, o filme é um marco no cinema nacional. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

As exibições são todas gratuitas e ocorrem no Museu da Imagem e do Som
Endereço: Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Informações: (19) 3733-8800