Neste sábado, 12 de outubro, terá início uma Oficina de Introdução ao Jornalismo na Casa de Cultura Digital de Campinas. A oficina é gratuita. Ainda há vagas e qualquer um pode se inscrever enviando um email para daniel@zazu.li

A proposta da Oficina é mostrar aos participantes os mecanismos e técnicas básicas de jornalismo, com foco em plataformas digitais, para que eles possam, mais do que dominar a habilidade de escrever textos noticiosos, refletir sobre o processo de produção de uma notícia e suas várias histórias.
Planejada no formato de três encontros, a oficina abordará conceitos básicos e técnicas de produção de pauta, apuração, redação e edição de textos, além da instrução de como utilizar ferramentas digitais de auxílio, como Google Docs e plataformas de publicação, Zazu.li e WordPress. Todas as aulas incluem exercícios práticos, e, ao final da oficina, cada aluno terá elaborado uma matéria que será publicada no site de jornalismo Zazu.li.
A oficina terá uma cobertura jornalística feita pelos oficineiros: cada encontro será noticiado no Zazu.li para divulgação da produção dos alunos na Casa de Cultura Digital de Campinas.
“A ideia é mostrar o processo de construção de uma notícia, para que as pessoas, mais do que produzir seus próprios textos, possam questionar as matérias que leem todos os dias e ver que podem existir outras versões para aquela mesma história”, diz a jornalista Sarah C. Schmidt, uma das responsáveis pela oficina. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)
Confira abaixo a programação detalhada da Oficina:
Encontro 1: O que é Jornalismo?
12/outubro, sábado, 9h-12h (pode ser alterada se for preferência do grupo)O que é Jornalismo?
Algumas definições sobre o papel e a função do jornalismo e do jornalista na sociedade
Debate com o vídeo Anúncio dos Três Porquinhos (a ser legendado), sobre a possibilidade de contar várias histórias
Técnicas básicas usadas pelo jornalismo para redação de textos
Texto noticioso
Lead, pirâmide invertida, linha fina, bigode/chapéu, título etc
Diferentes modalidades jornalísticas
Jornal impresso, portais de notícia, revista, blog e redes sociais
Exercício ->Elaborar uma nota jornalística com base em uma cena de filme
Exercício para o próximo encontro -> cada aluno pensará, em casa, em ideias de pautas, histórias que queiram contar, para a produção de uma matéria.Encontro 2: Reunião de pauta/Entrevista com Vampiro
19/outubro, sábado, 9h-12hReunião de Pauta
Discussão sobre valor notícia
Conceituar fontes e apuração
Apresentação de técnicas de entrevista
Exercício para o próximo encontro -> Realizar entrevistas e apurar informações para a pauta que propôs e que deverá ser transformada em matéria para ser publicada no siteEncontro 3 : Na redação: hora de escrever o texto/Edição e Publicação
26/outubro, sábado, 9h-12hExercício com o material bruto que os alunos apuraram: turma separada em 5 grupos, cada um acompanhado por um oficineiro, que vai explicar como funciona o processo de elaboração do texto noticioso, com o material apurado em mãos. Os alunos escreverão suas matérias.
Ao longo do encontro serão trabalhadas as ferramentas que se mostrarem adequadas para lidar com o material proposto pelos alunos, como editores de texto, ferramentas de edição de vídeo e audio.Edição
Noções básicas do que é edição de texto, uma das etapas do processo de produção de uma matéria.
Exercício -> Alunos compartilharão seus materiais no GDocs com uma dupla, para que esta edite seu texto e o adeque à publicação. Eles terão a percepção tanto de um editor quanto do repórter, que tem sua matéria editada.
Publicação: Os alunos receberão orientações de como subir seus materiais multimídia para espaços na rede, como Soundcloud e Vimeo/Youtube. Apresentaremos dois espaços de publicação (Zazu.li e WordPress) e acompanharemos o uso. Os alunos publicarão suas matérias. Tempo livre para dúvidas e questões que não foram cobertas durante a oficinaResponsáveis: Meghie Rodrigues (jornalista, mestranda no Labjor/Unicamp), Daniel Pires (historiador, mestrando no Labjor/Unicamp), Sarah Costa Schmidt (jornalista, mestranda no Labjor/Unicamp), Renato Salgado (historiador, mestre em Divulgação Científica e Cultural e doutorando no IEL/Unicamp) e Giselle Soares (jornalista e mestranda no Labjor/Unicamp)
Duração: 2h30 por encontro
Público: Qualquer pessoa interessadaMais informações podem ser acessadas no site da casa, aqui.