Oficina de Introdução ao Jornalismo acontece na Casa de Cultura Digital de Campinas

Neste sábado, 12 de outubro, terá início uma Oficina de Introdução ao Jornalismo na Casa de Cultura Digital de Campinas. A oficina é gratuita. Ainda há vagas e qualquer um pode se inscrever enviando um email para daniel@zazu.li

"Porque não existe apenas uma versão da história"
“Porque não existe apenas uma versão da história”

A proposta da Oficina é mostrar aos participantes os mecanismos e técnicas básicas de jornalismo, com foco em plataformas digitais, para que eles possam, mais do que dominar a habilidade de escrever textos noticiosos, refletir sobre o processo de produção de uma notícia e suas várias histórias.

Planejada no formato de três encontros, a oficina abordará conceitos básicos e técnicas de produção de pauta, apuração, redação e edição de textos, além da instrução de como utilizar ferramentas digitais de auxílio, como Google Docs e plataformas de publicação, Zazu.li e WordPress. Todas as aulas incluem exercícios práticos, e, ao final da oficina, cada aluno terá elaborado uma matéria que será publicada no site de jornalismo Zazu.li.

A oficina terá uma cobertura jornalística feita pelos oficineiros: cada encontro será noticiado no Zazu.li para divulgação da produção dos alunos na Casa de Cultura Digital de Campinas.

“A ideia é mostrar o processo de construção de uma notícia, para que as pessoas, mais do que produzir seus próprios textos, possam questionar as matérias que leem todos os dias e ver que podem existir outras versões para aquela mesma história”, diz a jornalista Sarah C. Schmidt, uma das responsáveis pela oficina. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira abaixo a programação detalhada da Oficina:

Encontro 1: O que é Jornalismo?
12/outubro, sábado, 9h-12h (pode ser alterada se for preferência do grupo)

O que é Jornalismo?
Algumas definições sobre o papel e a função do jornalismo e do jornalista na sociedade
Debate com o vídeo Anúncio dos Três Porquinhos (a ser legendado), sobre a possibilidade de contar várias histórias
Técnicas básicas usadas pelo jornalismo para redação de textos
Texto noticioso
Lead, pirâmide invertida, linha fina, bigode/chapéu, título etc
Diferentes modalidades jornalísticas
Jornal impresso, portais de notícia, revista, blog e redes sociais
Exercício ->Elaborar uma nota jornalística com base em uma cena de filme
Exercício para o próximo encontro -> cada aluno pensará, em casa, em ideias de pautas, histórias que queiram contar, para a produção de uma matéria.

Encontro 2: Reunião de pauta/Entrevista com Vampiro
19/outubro, sábado, 9h-12h

Reunião de Pauta
Discussão sobre valor notícia
Conceituar fontes e apuração
Apresentação de técnicas de entrevista
Exercício para o próximo encontro -> Realizar entrevistas e apurar informações para a pauta que propôs e que deverá ser transformada em matéria para ser publicada no site

Encontro 3 : Na redação: hora de escrever o texto/Edição e Publicação
26/outubro, sábado, 9h-12h

Exercício com o material bruto que os alunos apuraram: turma separada em 5 grupos, cada um acompanhado por um oficineiro, que vai explicar como funciona o processo de elaboração do texto noticioso, com o material apurado em mãos. Os alunos escreverão suas matérias.
Ao longo do encontro serão trabalhadas as ferramentas que se mostrarem adequadas para lidar com o material proposto pelos alunos, como editores de texto, ferramentas de edição de vídeo e audio.

Edição
Noções básicas do que é edição de texto, uma das etapas do processo de produção de uma matéria.
Exercício -> Alunos compartilharão seus materiais no GDocs com uma dupla, para que esta edite seu texto e o adeque à publicação. Eles terão a percepção tanto de um editor quanto do repórter, que tem sua matéria editada.
Publicação: Os alunos receberão orientações de como subir seus materiais multimídia para espaços na rede, como Soundcloud e Vimeo/Youtube. Apresentaremos dois espaços de publicação (Zazu.li e WordPress) e acompanharemos o uso. Os alunos publicarão suas matérias. Tempo livre para dúvidas e questões que não foram cobertas durante a oficina

Responsáveis: Meghie Rodrigues (jornalista, mestranda no Labjor/Unicamp), Daniel Pires (historiador, mestrando no Labjor/Unicamp), Sarah Costa Schmidt (jornalista, mestranda no Labjor/Unicamp), Renato Salgado (historiador, mestre em Divulgação Científica e Cultural e doutorando no IEL/Unicamp) e Giselle Soares (jornalista e mestranda no Labjor/Unicamp)
Duração: 2h30 por encontro
Público: Qualquer pessoa interessada

Mais informações podem ser acessadas no site da casa, aqui.

Comente