labirinto-do-faunoA Programação de Cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe de hoje, 29 de outubro, até sexta-feira, 1º de novembro, diversos títulos, entre filmes nacionais e estrangeiros.

Hoje será exibido o filme “Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro, onde o mito e a fantasia surgem como uma forma de resistência diante de uma realidade autoritária. O filme se passa na Espanha de 1944. Oficialmente, a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta. O filme será exibido em dois horários, às 16h e às 19h.

“Faroeste Caboclo”, de René Sampaio, será exibido na quarta-feira, dia 30 de outubro, também às 16h e 19h. Inspirado na canção de Renato Russo, o filme leva para as telas a história de João (Fabrício Boliveira), que deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo ele se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

O cinema chinês também tem espaço essa semana na Casa do Lago com o filme “Amor à flor da pele, do cineasta Wong Kar-Wai. Chow (Tony Leung Chiu Wai) e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen (Maggie Cheung), uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso. A exibição também será em dois horários, às 16h e 19h, na quinta-feira, 31 de outubro.

A semana se encerra com o belo clássico de Vittorio De Sica, “Ladrões de bicicleta”. Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade. Dupla sessão na sexta-feira, 1º de novembro, às 16h e 19h. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Mais informações na página da Casa do Lago.