A cidade de Jundiaí é a segunda melhor cidade do Brasil em termos tratamento de água e esgoto, segundo dados de um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, que avaliou os serviços de saneamento básico prestados nas 100 maiores cidades do País.  O instituto estabeleceu um ranking das cidades a partir de vários critérios. Apenas 4 cidades da região estão entre as 100 do ranking.

saneamento
Realidade ruim

Num dos itens mais importantes, que é tratamento de esgoto, Jundiaí atende 91,3% de tratamento em relação a água consumida. Em seguida vem Limeira, que trata 80,83%. A cidade de Campinas fica bem atrás, com apenas 48,83%. Piracicaba, que também faz parte do ranking, trata 36% da água consumida.

A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Os dados consultados são de 2011, os últimos publicados pelo Ministério das Cidades.

O O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e financiado por empresas privadas. (Da Rede Carta Campinas)