Campinas terá mais um deputado na Câmara Federal. O petista Renato Simões assume hoje o mandato de deputado federal no lugar de José Genuíno, que está de licença médica desde agosto. A cidade passa a ter agora seis deputados federais, já que conta com Aline Correa (PP), Carlos Sampaio (PSDB),  Guilherme Campos (PSD), Salvador Zimbaldi (PROS) e Paulo Freire (PR).

Renato Simões
Renato Simões

Com 63,7 mil votos nas últimas eleições, Simões estava como o segundo suplente. O primeiro suplente, Hélcio Silva, se declarou impedido de assumir porque está como vice-prefeito de Mauá. Desde Luciano Zica, que terminou seu último mandato em 2006, Campinas não tinha representação do PT na Câmara Federal.

Renato Simões (PT) promete fortalecer das ações de fiscalização e oposição da Bancada do PT na Câmara Municipal de Campinas ao governo Jonas Donizette (PSB-PSDB). “Vou passar um pente fino em todos os convênios da Prefeitura com o governo federal. Com isso, espero poder evitar que Campinas perca mais recursos e também vou pedir a responsabilização pela perdas que já ocorreram”, disse.

O trabalho de fiscalização de Simões na Câmara Federal se deve, principalmente, à expectativa de integrar a Comissão Permanente de Fiscalização e Controle. Segundo ele, a sugestão partiu da liderança do PT na Câmara, devido à sua ampla experiência neste trabalho enquanto esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), quando foi deputado estadual entre 1995 e 2006.

Simões esteve com os vereadores Carlão do PT e Pedro Tourinho (PT) nesta terça (8/10), na Câmara de Campinas, para ouvir as demandas dos vereadores petistas, como a campanha por uma universidade federal em Campinas, o combate à violência contra a mulher e ao racismo e o fortalecimento da saúde pública. (Da Rede Carta Campinas, com informações de divulgação)