Mostra Sesc de Teatro de Rua traz a arte para as ruas de Campinas

Durante essa semana, a Mostra Sesc de Teatro de Rua traz diversas atividades culturais para Campinas.  A Mostra, que acontece em diversas unidades do Sesc, apresenta o teatro de rua em sua diversidade de estilos, características e poéticas, trazendo um panorama das produções que, com seu estilo e linguagem próprias, interagem com as cidades, com os espaços públicos e com as pessoas que neles habitam e por eles transitam.

Os piratas-poetas do Grupo Mosaico Cultural se apresentam no Centro de Convivência
Os piratas-poetas do Grupo Mosaico Cultural se apresentam no Centro de Convivência

Em Campinas, na próxima terça-feira, 24 de setembro, às 20h, acontecerá o bate-papo “Teatro de Rua e Cultura Popular” com integrantes do grupo Ser Tão Teatro (PB), Cia do Miolo e Cia Pauliceia. A partir dos relatos sobre o processo criativo das companhias, busca-se o aprofundamento e as intersecções entre o teatro de rua e os elementos da cultura popular brasileira.  A atividade será realizada na Sala de Múltiplo Uso.

Também como parte da Mostra, na quarta-feira, 25 de setembro, às 18h, o público poderá participar da festa-espetáculo “Flor de Macambira”, da Cia Ser Tão Teatro (PB), na Praça Rui Barbosa. Flor de Macambira é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.

Na quinta-feira, 26 de setembro, às 12h, também na Praça Rui Barbosa, a Cia do Miolo e a Cia Pauliceia de Teatro juntam-se para revisitar as histórias de Lampião e o mito do cangaço, na peça  “Relampião”, e aproximá-las das questões cotidianas de nosso tempo. O que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade? Os grupos, utilizando suas experiências de rua, apostam em uma caatinga de concreto, em múltiplos Lampiões e Marias Bonitas revelados na dramaturgia deste espetáculo.

No sábado, 28 de setembro, às 11h, no Centro de Convivência, o Grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre, RS) apresenta “Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata”. Os Corsários Inversos são “piratas-poetas” que navegam pelos mares e universos em busca de novos tripulantes. Numa jornada cheia de poesia e loucuras, aliando música, teatro de bonecos, contação de histórias, eles dividem seus maiores tesouros: os segredos escondidos entre os versos e as palavras. Num sutil e engraçado jogo, criado entre os personagens e a plateia, o público é convidado a deixar a posição de espectador para tornar-se protagonista desta aventura.

Todas as atividades são gratuitas!  (Da Rede CartaCampinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress