Durante essa semana, a Mostra Sesc de Teatro de Rua traz diversas atividades culturais para Campinas.  A Mostra, que acontece em diversas unidades do Sesc, apresenta o teatro de rua em sua diversidade de estilos, características e poéticas, trazendo um panorama das produções que, com seu estilo e linguagem próprias, interagem com as cidades, com os espaços públicos e com as pessoas que neles habitam e por eles transitam.

Os piratas-poetas do Grupo Mosaico Cultural se apresentam no Centro de Convivência
Os piratas-poetas do Grupo Mosaico Cultural se apresentam no Centro de Convivência

Em Campinas, na próxima terça-feira, 24 de setembro, às 20h, acontecerá o bate-papo “Teatro de Rua e Cultura Popular” com integrantes do grupo Ser Tão Teatro (PB), Cia do Miolo e Cia Pauliceia. A partir dos relatos sobre o processo criativo das companhias, busca-se o aprofundamento e as intersecções entre o teatro de rua e os elementos da cultura popular brasileira.  A atividade será realizada na Sala de Múltiplo Uso.

Também como parte da Mostra, na quarta-feira, 25 de setembro, às 18h, o público poderá participar da festa-espetáculo “Flor de Macambira”, da Cia Ser Tão Teatro (PB), na Praça Rui Barbosa. Flor de Macambira é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.

Na quinta-feira, 26 de setembro, às 12h, também na Praça Rui Barbosa, a Cia do Miolo e a Cia Pauliceia de Teatro juntam-se para revisitar as histórias de Lampião e o mito do cangaço, na peça  “Relampião”, e aproximá-las das questões cotidianas de nosso tempo. O que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade? Os grupos, utilizando suas experiências de rua, apostam em uma caatinga de concreto, em múltiplos Lampiões e Marias Bonitas revelados na dramaturgia deste espetáculo.

No sábado, 28 de setembro, às 11h, no Centro de Convivência, o Grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre, RS) apresenta “Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata”. Os Corsários Inversos são “piratas-poetas” que navegam pelos mares e universos em busca de novos tripulantes. Numa jornada cheia de poesia e loucuras, aliando música, teatro de bonecos, contação de histórias, eles dividem seus maiores tesouros: os segredos escondidos entre os versos e as palavras. Num sutil e engraçado jogo, criado entre os personagens e a plateia, o público é convidado a deixar a posição de espectador para tornar-se protagonista desta aventura.

Todas as atividades são gratuitas!  (Da Rede CartaCampinas com informações de divulgação)