Nos dias 10, 12, 14 e 15 de setembro ocorre, no Cis Guanabara, a 1ª Semana da Pedagogia Griô de Campinas organizada pelo Centro Cultural Crispim Menino Levado.

Um dos focos do evento é valorizar a tradição oral e a cultura popular na educação
Um dos focos do evento é valorizar a tradição oral e a cultura popular na educação

A Semana será uma oportunidade para conviver e vivenciar a Pedagogia Griô por meio de práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Mestre Marquinhos Simplício, 55 anos, pedagogo, mestre de capoeira, cultura popular e tradição oral, integrante, desde 2008, da Comissão Nacional de Griôs, Mestres e Mestras da Tradição Oral do Brasil.

Os objetivos gerais da iniciativa são difundir e dar continuidade às formas de saberes tradicionais que contemplam as histórias e experiências de vida de pessoas envolvidas no universo da cultura popular, viabilizando uma pedagogia que valoriza o poder da palavra e o fortalecimento de processos de formação de identidades locais.

Durante o encontro serão abordados temas como: “Cultura Popular na Educação”, que trará as relações educacionais com cantigas de roda, brinquedos e brincadeiras populares, “Capoeira como ferramenta de transformação na Educação”, que abordará a cultura da capoeira como parte do currículo pedagógico, além de oficinas como “Oficina de Criação e Contação de História”, que busca fazer conhecer e reconhecer a memória viva do povo através da arte de contar histórias como as do “Boi Falô”, “Largo do Rosário”, “Igreja do Rosário” e “Igreja da Conceição (Catedral)”. Outra atividade será a “Roda do Conhecimento com os Mestres, Compartilhando Saberes” que contará com a participação especial do Mestre Alcides de Lima, do CEACA-SP (Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira).

No fechamento, uma roda de conversa com cantos, danças, histórias e reflexões envolvendo os três temas abordados na Semana, por meio de trocas com os participantes e Mestres. E, para fechar a semana, uma celebração com samba de roda, coco e ciranda. Com este conjunto de oficinas e rodas de conversas, o Encontro tem o objetivo de promover trocas de conhecimentos sobre a tradição oral e a cultura popular no diálogo com a educação formal e informal.

Vale lembrar que o evento abrange diversas faixas etárias, contemplando desde crianças e jovens até adultos, mestres e mestras sempre abertos a compartilhar com os demais suas experiências de vida. (Da Rede CartaCampinas com informações de divulgação)

1ª Semana da Pedagogia Griô – 2013
Dias: 10, 12, 14 e 15 de setembro de 2013
Horários: Dias 10 e 12 das 19h às 21h e dias 14 e 15 das 14h às 18h
Local: CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira 829), Botafogo, Campinas
E-mail:[email protected]
www.crispimmeninolevado.com.br
Informações: 19-9175 8392 – Mestre Marquinhos
Estação Guanabara
Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da UNICAMP
www.facebook.com/cis.guanabara
www.cisguanabara.unicamp.br
(19) 3233-7801