201207271104180000004352
Teatro de máscaras e ritmos

A Cia. Bondrés, do Rio de Janeiro, apresenta neste sábado, 7 de setembro, às 20h, e domingo, 8 de setembro, às 19h, o espetáculo de máscaras balinesas “Instantâneos”, inspirado no Topeng – teatro/dança dos rituais de Bali – e no teatro popular brasileiro.

O espetáculo aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. No palco, cinco atores e um músico vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. O cenário tem uma importância particular na peça, habitando o palco de maneira ágil e lúdica como mais um dos objetos que são manipulados na representação por meio de varas ou sobre rodas.

Como o espetáculo não se fundamenta no uso de palavra e do diálogo, a música, tocada ao vivo, assume papel fundamental na narrativa. Instrumentos asiáticos como o gamelão e instrumentos brasileiros e africanos (cavaquinho, conga, alfaia, pandeiro e marimbas) se integram ao espetáculo trazendo para o campo da discussão os ritmos da cultura popular.

A linguagem do espetáculo é fragmentada, o que coloca o expectador em uma posição ativa, de constante interação com o jogo de máscaras que vai sendo encenado.

O Grupo também ministrará uma Oficina de máscaras Balinesas no Barracão Teatro. A oficina acontece nos dias 07 e 08 de setembro das 9 às 14 h. Os interessados devem enviar currículo resumido e carta de interesse para o e-mail: [email protected] (Da Rede CartaCampinas com informações de divulgação)

 

Espetáculo INSTANTÂNEOS
Cia dos Bondrés – Rio de Janeiro / RJ
Data: 07/09 e 08/09
Horário: sábado às 20 h e domingo às 19 h.
Retirada de senha 1 hora antes do espetáculo.