Cia de Curitiba apresenta espetáculo ‘Tropeço’ no Barracão Teatro

Mãos que falam, riem, choram
Mãos que falam, riem, choram

Neste sábado, às 20h, a Cia Tato Criação Cênica, de Curitiba-PR, apresenta no Barracão Teatro, dentro da programação do Festival de Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Paranaense, o espetáculo “Tropeço”.

Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém, cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

A peça é parte de uma pesquisa em dramaturgia física realizada pelo grupo, enfatizando a fragmentação de parte do corpo que ganha personalidade através do movimento. Neste caso, toda ação dramática e vida dos personagens está concentrada apenas nas mãos dos atores.

Essa linguagem é continuidade e junção dos trabalhos corporais desenvolvidos pelos integrantes nas áreas de teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de formas animadas. Sob auto-direção, toda a estrutura cênica foi concebida com simplicidade de modo a valorizar os movimentos dos personagens, pois todo o roteiro é compreendido através de suas ações e onomatopéias, sem a utilização de palavras.

Por todas as suas inovações na concepção e montagem, o espetáculo estimula a imaginação do espectador ao recriar na visão de duas mãos a imagem de um ser inteiro. O tema e a estética se complementam buscando tratar a velhice de forma não convencional através de uma dramaturgia aberta na qual o espectador faz sua própria leitura. (Da Rede CartaCampinas)

Espetáculo TROPEÇO
Cia Tato Criação Cênica – Curitiba / PR
28 de setembro, às 20h
Dentro da programação do FTB – Cena Paranaense
Barracão Teatro, Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas-São Paulo – Cep: 13084-360
Telefone: (19) 3289-4275

Comente