tropicalia_poster-cropDentro da Mostra Finalistas do IX Prêmio Fiesp/Sesi-SP de Cinema, o Sesi-Amoreiras exibe nesta quinta-feira (29/08), às 20h, gratuitamente, os filmes “A Noite dos Palhaços Mudos” e “Tropicália”.

Dirigido por Juliano Luccas, o curta-metragem “A Noite dos Palhaços Mudos” é a adaptação para as telas de uma história de um dos maiores artistas de quadrinhos do Brasil: Laerte. Dois palhaços mudos perambulam à noite com a missão de resgatar um companheiro que fora sequestrado por uma organização que tem como objetivo o extermínio da classe. “A Noite dos Palhaços Mudos” é uma fábula contemporânea recheada de humor contra a intolerância.

Ficha técnica:
Direção: Juliano Luccas
Elenco: César Póvero, Christian Schlosser, Domingos Montagner, Fábio Espósito (Xepa), Fernando Sampaio, Luiz Terribele, Marcelo Castro, Nando Freitas, Ricardo Porto, William Amaral
Comédia, 15 min
Brasil, 2012, cor, exibição digital

Dirigido por Marcelo Machado, o documentário “Tropicália” busca, entre outras coisas, responder à pergunta: mas o que é o Tropicalismo, afinal? É essa simples e complexa questão que o apresentador português faz a um exilado e melancólico Caetano Veloso, logo no início do filme de Marcelo Machado. O diretor, que cresceu ouvindo as ousadias sonoras de Caetano, Gilberto Gil, Mutantes e Tom Zé, que não entendia as letras em inglês mas adorava os arranjos de um tal de rock-and-roll, conduz o espectador por uma viagem de sons e imagens por meio da história de um dos mais emblemáticos movimentos culturais brasileiros. Em um panorama afetivo construído com uma miscelânea de referências, entrevistas, pesquisas, imagens e, claro, canções, o espectador é levado a passear pelos férteis, polêmicos e violentos anos de 1967, 1968 e 1969.

Ficha técnica:
Direção: Marcelo Machado
Documentário, 82 min
Brasil, 2012, cor, exibição digital (Redação CartaCampinas com informações do Sesi)