"O Impossível", escultura de Maria Martins que faz parte da mostra
“O Impossível”, escultura de Maria Martins que faz parte da mostra

Formas ousadas, sensuais, ancestrais. Assim é a arte da escultora brasileira Maria Martins. Com prestígio no cenário artístico nacional foi no exterior, entretanto, que sua arte mais se destacou, sendo logo “adotada” por um movimento que se reconheceu nas suas formas livres: o surrealismo.

De volta ao cenário nacional, Maria, que também foi escritora, desenhista, pintora e musicista, ganha uma mostra no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) do dia 12 de julho a 15 de setembro de 2013. Sob curadoria da escritora e pesquisadora Veronica Stigger, que possui estudos sobre a obra de Maria Martins, a mostra do MAM é uma das maiores já realizadas sobre a artista. “São mais de 30 esculturas, a maioria em bronze, distribuídas em cinco núcleos – Trópicos, Lianas, Deusas e Monstros, Cantos e Esqueletos -, que são determinados mais pela comunicação formal do que propriamente por uma ordem cronológica. A exposição reúne também livros, artigos, obras bidimensionais em papel e cerâmicas de parede”, diz texto de divulgação da exposição no site do MAM.

A mostra, cujo nome é “Metamorfoses”, procura mostrar justamente o que muda no decorrer do trabalho da artista. A grande mudança, de um núcleo a outro, vai sendo a representação dos corpos. De nítidos e separados de outros elementos, como a natureza, eles vão, cada vez mais, confundindo-se com eles, borrando-se dentro e fora de si, até que, na utopia da forma final, resta apenas o esqueleto. Na série “Cantos”, há uma referência aos cantos de Zaratustra, de Nietzsche.

Serviço:

Maria Martins, Metamorfoses
Curadoria: Veronica Stigger
10 de julho a 15 de setembro
Grande Sala do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera, portão 3 – SP – Brasil
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados das 10h às 17h30
Tel + 55 (11) 5085-1300 / Fax +55 (11) 5549-2342