A partir da próxima segunda-feira (23/07/18), a Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa suspenderá o atendimento ao público por conta da falta de recursos para a reposição de funcionários que afeta o Centro de Memória – Unicamp nos últimos anos.

Até o final desta semana (21/07), o atendimento na Biblioteca será parcial e restrito a demandas pontuais.

Das duas bibliotecárias que vinham se revezando nas atividades de gestão do acervo, catalogação e atendimento ao público, uma se aposentou na semana passada, e a outra passa a usufruir de licença-prêmio para, na sequência, também se aposentar – ambas se dedicaram por quase 30 anos à construção e organização do acervo.

Criada em 1986, a Biblioteca do Centro de Memória teve como origem o acervo pessoal doado por João Falchi Trinca, grande bibliófilo campineiro que ao longo de sua vida constituiu um dos mais completos conjuntos bibliográficos sobre Campinas. No dia 25 de agosto de 2000, foi rebatizada como Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa, em homenagem ao fundador do CMU, falecido poucos meses antes.

Voltada para área de ciências humanas e especializada em história regional, com ênfase na história da cidade de Campinas, a Biblioteca do Centro de Memória integra o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), e é responsável pela organização e disponibilização para pesquisa de um amplo acervo bibliográfico.

Ele reúne mais de 11 mil livros publicados a partir de 1771; jornais e revistas datadas desde a segunda metade do século XIX até os dias atuais; uma mapoteca com plantas de Campinas e outras regiões do Estado de São Paulo; partituras do Projeto Carlos Gomes; uma hemeroteca com cerca de 75 mil recortes de jornais e revistas diversos, entre outros materiais impressos. Trata-se da única biblioteca especializada na história de Campinas e região da universidade, cujo atendimento se estende a toda comunidade externa.

Além de garantir o acesso de pesquisadores, estudantes, professores e da população em geral a este rico acervo, a Biblioteca do CMU tem uma trajetória marcada pela realização de projetos de pesquisa e extensão, pela organização de exposições e eventos culturais, por publicações sobre a história e a cultura da cidade, entre outras ações voltadas à preservação e divulgação da história regional. A Unicamp é uma universidade pública do estado de São Paulo.

A equipe da Biblioteca, por exemplo, recebeu alunos da rede pública em todas as 16 edições do Programa Ciência e Arte nas Férias. Já a Hemeroteca Digital Campinas, que reúne mais de 6 mil recortes dos principais jornais que circularam na cidade entre 1920 e 2012, é a única entre os arquivos digitais da Unicamp.

O Centro de Memória conta com a compreensão de seus pesquisadores e usuários, esperando retomar as atividades da Biblioteca Prof. José Roberto do Amaral Lapa o mais breve possível. (Do Centro de Memória da Unicamp)