O jornal norte-americano, The New York Times, publica hoje, dia 23, um artigo de Mark Weisbrot, em que atribui ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, a destruição da jovem democracia brasileira.

O articulista afirma que Moro demonstrou seu próprio partidarismo “em numerosas ocasiões” e acabou levando a frágil democracia brasileira para o abismo.

O jornal lembra o pedido de desculpas de Sérgio Moro ao Supremo Tribunal em 2016 por divulgar conversas telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff. “O juiz Moro organizou um espetáculo para a imprensa quando a polícia foi à casa de Lula e o pegou para levar ao interrogatório, apesar de Lula ter dito que prestaria esclarecimentos voluntariamente”, anota. Para o jornal, as acusações de Sérgio Moro contra Lula não seriam levadas a sério nos Estados Unidos.

O texto lembra que as investigações da Lava Jato estão levando a democracia brasileira para o abismo. O que poderia ter sido um avanço histórico o fato de os governos do Partido dos Trabalhadores concederem autonomia ao Poder Judiciário para investigar e processar a corrupção oficial, teve um efeito inverso. Como resultado da Lava Jato, “a democracia brasileira agora é mais fraca desde que o governo militar acabou”, anota. (Veja texto em inglês)