Em um comentário na rádio CBN, a jornalista Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico, afirmou que as delações da Odebrecht indicam que Dilma Rousseff foi deposta pelo impeachment porque foi contra ao esquema de corrupção. Na realidade, as delações parecem deixar isso evidente.

Ela destaca um trecho da delação de Emilio Odebrecht, que conta que a empreiteira fez investimentos gigantescos na região onde seria construída a Usina do Rio Madeira, e que acreditava que esses valores seriam ressarcidos com um contrato com o governo. Mas que se deparou com a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que, a despeito dos investimentos de cinco anos feito pela empresa, queria realizar uma licitação pública para a execução da obra – o que é exigido por lei.

“A implicância dela, na verdade, tinha razão de ser, porque o que eles gastaram eles iam ser ressarcidos, ela só queria fazer uma licitação pública. Eu acho que não há dúvidas que as delações mostram que a ex-presidente sofreu um processo de impeachment em grande parte porque se opôs a esse esquema. Eu acho que isso fica cada vez mais claro. Agora a gente não deve esquecer que ela chegou ao posto por uma eleição em grande parte financiada por esse esquema”, diz a jornalista.

Outro trecho destacado, desta vez pela entrevistadora, foi o do depoimento Marcelo Odebrecht, que contou ter sido questionado pela ex-presidente da Odebrecht Graça Foster se políticos do PMDB estariam recebendo propina por meio da estatal, e questionou quem seriam. Os dois trocaram emails acalorados e Dilma ordenou que eles se entendessem.

Vale lembrar que as investigações parciais da Lava Jato, do juiz Sérgio Moro, e a divulgação criminosa do áudio de Dilma Rousseff, contribuíram para o impeachment. Aparentemente para combater a corrupção, a Lava Jato ajudou o sistema corrupto a derrubar a presidente eleita democraticamente e que travava uma batalha contra os corruptos.(247/ edição Carta Campinas)