Das 12 pessoas assassinadas em Campinas na madrugada deste domingo (1º), em Campinas, 9 eram mulheres. Entre as mulheres assassinadas estavam: a a ex-esposa Isamara Filier, e mais: Liliane Ferreira Donato, Alessandra Ferreira de Freitas, Antonia Dalva Ferreira de Freitas, Abadia das Graças Ferreira, Ana Luzia Ferreira, Larissa Ferreira de Almeida, Luzia Maia Ferreira e Carolina de Oliveira Batista.  É talvez a maior chacina de mulheres do Brasil.

O atirador Sidnei Ramis de Araújo, de 46 anos, invadiu uma casa no Jardim Aurélia, em Campinas, interior de São Paulo, com os artefatos, um canivete e uma pistola nove milímetros. Foi com a pistola que Sidnei matou a ex-mulher, Isamara Filier, de 41 anos, o filho que tinham, João Victor, de 8 anos, e outras dez pessoas, durante as comemorações de réveillon. Os outros dois homens que morreram foram: Rafael Filier e Paulo de Almeida.

O atirador se referia as mulheres como “vadias. Ele também enviou carta a amigos dizendo: “vou levar o máximo de pessoas daquela família comigo”. Ele revelou seus planos em texto.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, foi acionado e levou os artefatos para análise. Após o ataque, Sidnei se matou. Outras três pessoas foram feridas e estão internadas cada uma em um hospital da região.