No ano em que o Brasil viveu um grande embate político que destituiu a presidente, Dilma Rousseff, a economia sofreu.

Apesar de dezenove shopping centers terem sido abertos abertos em 2016 em todo o país, provenientes de investimentos em anos anteriores, o setor apresentou queda no ano, com o fechamento de 18,1 mil lojas no período.

Durante o ano, o volume de vendas nos shoppings do país caiu 3,20% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados hoje (26) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

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O número de lojas em funcionamento em shoppings no Brasil em 2016 totalizou 121.638, o que representou uma queda de 12,9% em comparação a 2015, quando havia 139.738.

Também houve redução no número de empregos no setor. A associação informou que, este ano, as lojas somaram 1.253.141 funcionários e 85.510 trabalhadores na área operacional dos shoppings, o que representou uma redução de 36.659 colaboradores em relação a 2015. (Agência Brasil/Carta Campinas)