jonas-divulga-pmcA acusação, feita pelos candidatos a prefeito de Campinas nas últimas eleições, de que o atual prefeito, Jonas Donizette (PSB), havia administrado mal o dinheiro publico e quebrado financeiramente a prefeitura, agora se confirmou.

Antes mesmo de terminar o primeiro mandato e apenas um mês após as eleições, a prefeitura de Campinas anunciou hoje que não tem dinheiro para pagar integralmente o salário de todos os funcionários. O prefeito vai pagar  os salários de quem ganha até R$ 5,4 mil. Quem recebe mais que este valor, terá o restante do pagamento somente em 15 de novembro.

Em nota oficial, publicada hoje, 27, o prefeito Jonas Donizette se exime de culpa. “Em virtude da maior crise econômica da história recente do País (SIC), com forte impacto nos municípios, excepcionalmente neste mês o pagamento a ser feito no dia 28 de outubro, de forma antecipada, será creditado integralmente a 75% dos servidores da ativa”.

Apesar de o prefeito colocar a culpar a crise financeira do Brasil, o mesmo não acontece em outras cidades. A cidade São Paulo, por exemplo, será repassada ao próximo prefeito em melhores condições e sem atraso no pagamento de funcionários.

Esta semana, a Vigilância em Saúde interditou parcialmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, em Campinas (SP) por falta de condições higiênicas e sanitárias. Sem recursos, a prefeitura pode fechar a unidade de Saúde.

Para evitar crise maior, a prefeitura de Campinas também está adotando outras medidas, como corte de horas extras e de comissionados.