SEDAGERALA 6ª edição da Semana do Audiovisual (SEDA) Campinas 2016 acontece de 31 de julho a 07 de agosto em vários espaços da cidade. Esse ano, trará em suas atividades a pergunta: “O que são práticas democráticas?” No Audiovisual, na comunicação, na cultura, nas estruturas de poder, nos espaços públicos, nos serviços sociais, nos campos de decisão política e no nosso convívio público e privado do cotidiano.

Todos estão convidados para imergir nesse movimento, nessas vivências e nessa troca de saberes que tem como intuito central construir e compôr espaços de trocas e práticas da diversidade social.

“A Semana do Audiovisual – SEDA, é um festival de audiovisual e multimídias que acontece de forma integrada com outras cidades do Brasil e América Latina. É por princípio um festival alternativo e independente, um evento comunitário, inclusivo, descentralizado e plural, que incentiva e estimula a produção e a discussão de obras audiovisuais nacionais no micro e no macro, numa perspectiva de incidir como tecnologia social para organização, formação e participação de grupos, coletivos e movimentos de cada cidade nas temáticas selecionadas em reuniões abertas e descentralizadas.

Pleno 2016, Campinas-SP, a luta pelo direito e pelo acesso aos meios produtivos de comunicação, do audiovisual e do cinema no país tem se mostrado cada vez mais evidente pelos tensionamentos políticos e midiáticos. Evidente também é  o cerceamento desse direito por parte dos interesses corporativos e econômicos, historicamente gerados pelas políticas públicas privatistas e concentradoras de poder dentro do setor da comunicação, do cinema, do jornalismo, das mídias sociais e das tecnologias da informação em geral.

É contra essa matriz política segregadora e excludente que vários movimentos historicamente vem lutando e se posicionando para contrapôr um sistema capitalista e uma forma de organização das ações governamentais sob a lógica de venda de conhecimento, de informação, de utilização do acesso à arte e à cultura, a transformação de bens públicos sociais em um grande mercado do entretenimento. É também na luta contra a hegemonia dessa matriz de políticas que os festivais das Semanas do Audiovisual (SEDAs) surgem em meados de 2009 por várias cidades do país, pensando novos circuitos e novas produções nos cernes dos debates, no acumulo de outros movimentos e que, até o momento histórico deste texto, vem propondo essas discussões na perspectiva de proporcionar o diálogo, a visibilidade e o debate dessas contradições e demandas, reivindicatórias.

Em seu sexto ano de atuação em Campinas, mais uma vez a  SEDA batalha por espaços de construção de voz, mas também de escuta de práticas culturais no campo da cultura, do digital, multimídia e audiovisual, em frentes temáticas de luta social na cidade, no estado e no país. O grito audiovisual que resiste faz tempo, mas que os mecanismos de veiculação  deixam de escutar e não querem ver”.

A programação completa da VI SEDA pode ser vista AQUI. A Semana é transmitida ao vivo pelo Socializando Saberes e também pelo Coletivo de Mídia Livre Vai João. (Carta Campinas com informações de divulgação)