imagem de videoSerá que não é possível revolucionar o combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya com soluções muito mais baratas do que tem se tentado até agora e sem sucesso?

Até o momento, o Brasil tem perdido a guerra e torrado milhões de reais no combate ao mosquito. Em vez de insistir no combate ao fim dos criadouros de dengue ou mesmo esperar por pesquisas médicas que levam anos, por que não iniciar o combate ao mosquito da dengue com soluções baratas e simples que poderiam ser adotadas em todo Brasil?

O ciclo do mosquito já é bastante conhecido. Será que não é possível criar armadilhas eficientes e seguras para que as pessoas possam usar em casa? Por exemplo, um produto que transforma a água de um recipiente em gel após um período de tempo matando as larvas, construção de armadilhas etc?

Ou mesmo produzir mosquitoeiras como no vídeo abaixo. Ideias simples e baratas poderiam ser desenvolvidas para capturar o mosquito e serem distribuídas por todo o país.

Para André Luis Soares da Fonseca, médico veterinário e professor de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é isso que deveríamos fazer. “Retirar potinhos de água não adianta nada. É uma estratégia errada. Você tem é que colocar potinhos de água para a fêmea do mosquito botar os ovos, depois basta você jogar a água fora e estará eliminando o problema”, afirmou em reportagem publicada pelo Diário Digital.

Para ele, retirar os potinhos de água não funciona e o Brasil faz isso há 10 anos sem sucesso. Ao retirar os potes de água que estão visíveis na casa, os mosquitos vão atrás de outros lugares para se reproduzirem, o que dificulta o combate.

Os governos, federal ou estadual, poderiam investir em pesquisa para avaliar a eficácia de diversas formas de armadilhas para o mosquito, testando e aprovando métodos baratos e seguros de captura do mosquito.

Isso parece ser uma ideia genial que não foi testada de forma ampla. Veja vídeo abaixo: