Captura-de-Tela-2016-02-27-às-17.00.40-600x307O documentário A Lista de Furnas, que revela como funcionava o caixa 2 do PSDB na estatal de energia elétrica sediada em Minas Gerais, não tem grandes novidades sobre a corrupção. Exceto, é claro, a total ocultação dessa corrupção por parte da grande mídia brasileira.

Em alguns casos, não só ocultou, como tentou desqualificar as denúncias de corrupção, trabalhando e noticiando em defesa da corrupção.

Furnas, como diz um dos entrevistados no documentário, é a tradicional corrupção que acontece em todas as estatais do Brasil. A corrupção é a mesma que aconteceu na Petrobras, no Metrô de São Paulo, na Sabesp etc. É uma corrupção promovida pelo financiamento empresarial e a ausência de limites rígidos de gastos para campanhas eleitorais.

No entanto, o que mais chama a atenção no documentário, produzido pelo DCM com financiamento dos leitores, é a associação entre políticos, mídia, justiça e Polícia Civil. O documentário expõe a ação da polícia comandada pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB) nos mesmos moldes de uma ditadura, prendendo opositores que denunciam irregularidades. Ações facilitadas pelo silêncio dos grandes meios de comunicação, associados politicamente ao grupo político do governador.

Se você tem medo da polícia militar do governo Alckmin em São Paulo, que extermina pobres na periferia e solta bombas e cassetetes sobre estudantes, conheça o modo de agir da polícia de Aécio Neves, em Minas. Bem ao estilo mineiro, bem quietinho. (Glauco Cortez)

Veja o documentário.