pref itanhaem alespNo último dia 3 de novembro, o site Carta Campinas publicou matéria sobre o fechamento de escolas promovido pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo. Após publicação, a assessoria da Secretaria Estadual de Educação entrou em contato para contestar a publicação. Oferecemos todo o espaço do site para a fala do próprio secretário de Educação do estado, Herman Voorwald.

Combinamos com a assessora uma entrevista por e-mail e enviamos as questões. No último dia 12 solicitamos novamente as resposta às questões no sentido de ajudar no esclarecimento sobre educação e sobre a reorganização do ensino em São Paulo.

Veja abaixo as questões do site Carta Campinas que o secretário Herman Voorwald não respondeu até o momento:

1. Há uma diminuição do número de matrículas nas últimas década e, por isso, o governo Alckmin está fechando escolas dentro do processo de reorganização. As escolas públicas do estado de São Paulo aceitam 40 alunos em uma sala de aula. Mas no início deste ano, a comunidade escolar denunciou a presença de 60 a 80 alunos em algumas salas. Uma reorganização da escola não deveria começar com a redução do número de alunos por sala de aula? Isso não deveria ser prioritário?

2. Qual a dica que o sr. dá para o professor que tem 40 alunos, crianças ou adolescentes, em uma sala de aula?

3. Quando o estado de São Paulo vai fazer uma reorganização que reduza de 40 para cerca de 20 o número de alunos por sala de aula como em muitos países da OCDE?

4. Diante da violência provocada principalmente pela desigualdade social, tráfico de drogas e da própria polícia nas periferias do estado de São Paulo,  por que não há uma equipe técnica com assistente social, psicólogos e psicopedagogos em uma atuação constante para tentar amenizar o problema da violência nas escolas?

5. O sr. disse no programa Roda Viva que 83% dos estudantes de escola pública não vão para a universidade. Mas uma pesquisa divulgada pela própria Secretaria afirma que 80% gostariam de ir para uma universidade. Por que mais alunos não conseguem ir para uma universidade em São Paulo?

6. A reorganização do governo tem foco na separação de ciclo e no fechamento de unidades para economizar recursos. Além disso, há a proposta de uma escola voltada para o nível técnico. O governo está criando uma escola pública para que uma população seja fornecedora de mão de obra?

7. Quanto que o governo do Estado de São Paulo gastou no ano passado (2014)  em educação com todos os convênios na área de educação com entidades sociais (OS) e entidades privadas ligadas ao ensino?

8. O sr. não acha que deveria ser falta de decoro parlamentar, um vereador ou deputado (estadual ou federal), responsável pela fiscalização da escola e da saúde pública, manter seu filho em escolas particulares e se utilizar de atendimento médico de empresas ou particular?

9. E também, o sr não acha que é falta de ética e de respeito à população um prefeito ou governador, assim como os secretários de primeiro escalão, administrarem as escolas públicas e a saúde pública, mas se servirem de serviços de convênios ou de empresas privadas? (Equipe Carta Campinas)