PMCA programa de férias do Planetário de Campinas terá a exibição de ‘Viagem pelo Sistema Solar’, a ‘Mostra de painéis astronômicos’ e o ‘Curso de Iniciação à Astronomia’.

A “Viagem pelo Sistema Solar” é um passeio pelos planetas e estrelas. Segundo André Henrique Milan Rolim, responsável pelo Planetário, os participantes terão a impressão de questão vendo um céu estrelado. As sessões serão a partir do dia 12 de julho, às terças e quintas-feiras, às 15h30. A venda dos ingressos, feita na bilheteria do local, terá início 30 minutos antes da sessão.

Para o “Curso de Iniciação à Astronomia’ estão sendo oferecidas 50 vagas e vai abordar tópicos como ‘História da Astronomia’, ‘A Terra e a Lua’. ‘O Sistema Solar’ e ‘O Sol, as estrelas e as Nebulosas’. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3252-2598. Os participantes devem ter mais de 12 anos e terem concluído o 2º ciclo do Ensino Fundamental. As aulas serão do dia 20 a 24 de julho, segunda a sexta-feira, das 19h às 21h.

Já a “Mostra de painéis astronômicos” contará com três temas. No primeiro, ‘Modelos pedagógicos de astronomia e equipamentos astronômicos ‘ os visitantes conhecerão oito equipamentos astronômicos, entre eles Telescópio Galileano, globos terrestres e Telescópio Newtoniano. Todos os painéis da Mostra estão expostos no hall do Planetário

O Planetário fica no Parque Portugal, entrada pelos portões 5 e 7 (Av. Dr. Heitor Penteado, s/n). Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone 3252-2598.

Veja a programação
Mostra de painéis astronômicos (sem visita guiada)
No aguardo para o início da sessão de planetário, o visitante pode circular pela
Exposição.
Tema: “Modelos pedagógicos de astronomia e equipamentos astronômicos”: 8 equipamentos astronômicos, por exemplo Telescópio Galileano, Globos terrestres etelescópio Newtoniano.

Tema: Painéis temáticos “Universo”- fixados nos vitrôs do hall do Planetário. Nos painéis são mostrados os planetas do Sistema Solar e um ônibus espacial.

Tema: “As cores e formas do Universo” = 20 painéis expostos sobre cubos. Nestes painéis são mostrados fotos, tiradas pelo telescópio Hubble, de outras galáxias e várias nebulosas como a Nebulosa do caranguejo

Local: Hall do Planetário de Campinas
Planetário de Campinas ( entrada portão 7 e 5)
Av. Dr Heitor Penteado s/n°-Parque Portugal

Viagem pelo Sistema Solar
Quando: terças e quintas-feiras do mês de julho (12 a 30/7)
Horário:15h30min
Lotação máxima por sessão: 59 pessoas
Responsável: Planetarista
Ingressos: Venda de ingresso no local 30 min. antes
Local: Planetário de Campinas ( entrada portão 7 e 5)
Av. Dr Heitor Penteado s/n°-Parque Portugal

Curso de Iniciação à Astronomia
Quando: segunda à sexta-feira, 20 a 24 de julho de 2015
Horário: 19h às 21h
Autor: Renato da Silva
Publico alvo: Acima de 12 anos, tendo completado o 2º ciclo do Ensino Fundamental
Lotação máxima para o curso: 50 pessoas
Local: Planetário de Campinas (entrada portão 7 e 5)
Endereço: Av. Dr Heitor Penteado s/n°- Parque Portugal
Temas: Curso de astronomia com abordagem dos seguintes tópicos: – História da Astronomia, A Terra e a Lua, O Sistema Solar, O Sol as Estrelas e as Nebulosas.
Inscrições: pelo telefone 3252-2598.